Colunistas

Publicado: Terça-feira, 19 de abril de 2011

A vitória da vida!

“Pela morte e ressurreição de Cristo se abre para nós a casa do Pai, Reino de vida e de paz.” (Bento XVI)

Mesmo fugindo do pessimismo, é impossível não reconhecermos que estamos diante de um mundo injusto, cruel, vingativo, ganancioso e materialista, que vem desprezando valores fundamentais para que a vida reine em quantidade e qualidade.

Surpreendem-nos os noticiários com acontecimentos e condutas absurdas e mesmo inconcebíveis para seres humanos que se dizem civilizados.

Parece-nos o fim dos tempos a que tanto se referem as Sagradas Escrituras. De fato o quadro que se forma é de uma verdadeira cultura de morte, onde reinam as trevas, o pecado, a dor, a angústia e o sofrimento.

Claro está que esse não é um mundo de cristãos.

Vemos sinais de morte nas injustiças e nas perseguições econômicas, sociais e políticas; vemos sinais de morte no descaso dos governantes e políticos, sobretudo nas áreas de saúde, educação e segurança; vemos sinais de morte nas separações cada dia mais frequentes, nas crianças abandonadas e nos filhos indesejados e abortados; vemos sinais de morte nas drogas, na prostituição, nas explorações sexuais de crianças e adolescentes. Vemos a sombra da morte nas lutas armadas, nas disputas sangrentas pelo poder e pelo dinheiro. Vemos os estados de morte provocados pelas injúrias, calúnias, difamações, assédios e ameaças.

Além de tudo, seres humanos se relacionam cada dia pior e o mundo parece agonizar... Será que tem jeito?

Certamente que sim! Cristo veio para reverter essa situação. Morreu na Cruz para transformar o homem e o mundo. Veio para cumprir a promessa de Deus de nos salvar e nos livrar do pecado e da morte. Através da Ressurreição as portas do paraíso estão abertas, e podemos entrar de novo no Jardim da Vida. Mas não depende só d'Ele. Depende também de nós, de como usamos nossa liberdade. Embora seja Cristo o Caminho, muitas vezes preferimos os nossos caminhos...

Ele mesmo experimentou a morte pelas mãos humanas, mas Deus o ressuscitou dos mortos, mostrando o Divino Poder da Vida. Com sua Ressurreição, Cristo destruiu a tirania da morte. Por isso, o Dia da Ressurreição de Cristo é o dia da vitória: do bem sobre o mal, da luz sobre as trevas, da vida sobre a morte.

Assim, a ressurreição passou a fazer parte da vida humana e não significa apenas que um dia seremos “tirados do túmulo”, como aconteceu com Lázaro, mas que podemos ressuscitar das pequenas ou grandes mortes que nos assolam durante a vida terrena. A ressurreição de Cristo é o sustentáculo maior da nossa fé, renova a nossa esperança e fortalece nossa capacidade de amar sem medida, de socorrer os necessitados e de trabalhar para um mundo mais humano.

Nas palavras de João Paulo II, o sepulcro vazio é uma testemunha silenciosa do evento central da história humana: a ressurreição de nosso Senhor Jesus Cristo. O Senhor da Vida estava morto; agora reina vitorioso sobre a morte, fonte de vida eterna para todos os que creem.

A Ressurreição de Jesus é o selo definitivo de todas as promessas de Deus, o lugar de nascimento de uma humanidade nova e ressuscitada... Agora, os cristãos podem e devem olhar para o futuro com firme confiança no poder glorioso que o Ressuscitado tem de renovar todas as coisas (cf. Ap21, 5).

É preciso que despertemos do nosso cristianismo cansado, sem motivação; levantemo-nos e sigamos Cristo, a verdadeira luz, a verdadeira vida.

Que a Virgem Maria nos ajude a cultivar em nós, e à nossa volta, este clima de alegria pascal, para sermos testemunhas do Amor divino em cada situação da nossa existência.

Comentários