Colunistas

Publicado: Terça-feira, 16 de junho de 2009

A viagem

Desde criança, Giovana tinha um sonho, conhecer a Itália. Aliás, este sonho não era bem seu e sim de sua mãe, Ernestina. Ernestina veio da Itália como imigrante, muito jovem, ainda. A esperança de fazer fortuna com facilidade motivou a família a abalar-se de sua distante terra natal até o Brasil, para “fazer a América”, como se dizia.
 
Não pretendiam ficar aqui para sempre. Era só conseguir ganhar um bom dinheiro e voltariam. Mas a realidade não foi bem essa. Conseguiram, trabalhando muito, uma vida digna, mas nada de fortunas. Nem mesmo o dinheiro suficiente para fazer uma visita à terra distante.
 
Ernestina nunca perdeu o contato com os primos que ficaram na Itália. Eles estimavam-se muito e tudo que queriam era uma oportunidade de reverem-se e, enquanto isso não era possível, correspondiam-se regularmente.
 
O tempo foi passando, os mais velhos foram desaparecendo e os filhos continuaram mantendo correspondência com a prima do Brasil, que não conheciam, mas, de quem os pais tanto falavam.
 
Quando foi a vez da Ernestina deixar este mundo, Giovana assumiu a prazerosa obrigação de comunicar-se com os parentes italianos e fez seu o sonho da mãe. Um dia iria a Itália conhecer pessoalmente aquele pessoal tão simpático que conhecia de nome desde a primeira infância!
 
Mas, também para ela o sonho se fez impossível. Quando ia casar-se, tinha conseguido guardar um dinheiro suficiente para a viagem, mas achou mais sensato usá-lo para dar a entrada em uma casa.
 
Thiago, o marido, ficou meio constrangido com isso. Chegou a sugerir que ela fizesse a viagem antes do casamento, mas ela, na ocasião, estava mais interessada no casamento e empurrou o sonho mais um pouco.
 
Thiago prometeu, então, a ela que um dia lhe daria o passeio. Que iriam juntos! Quem sabe nas bodas de prata?
 
No dia do casamento, as bodas de prata parecem tão distantes! Parece que vinte e cinco anos são uma eternidade e que, dentro dessa eternidade todos os sonhos poderiam se realizar.
Ernestina sorriu e guardou suas palavras gentis, assim como todas suas juras de amor eterno no mais recôndito recanto de seu coração.
 
E o tempo foi passando, sucedendo-se alegrias e tristezas, encantos e desencantos naturais na vida de todos nós.
 
Tiveram três filhos. Lutaram muito para lhes dar uma vida confortável. Pagar-lhes os estudos, satisfazer-lhes os caprichos.
 
Mas o sonho da viagem sobrevivia a tudo, embora Giovana evitasse falar no assunto. Não queria que Thiago se sentisse cobrado de sua promessa que ela sabia que ele não tinha como cumprir.
 
E a correspondência com os italianos continuava. Já tinha até netos dos primos de sua mãe que escreviam para ela. Primos em terceiro e quarto grau, desconhecidos, mais amigos do que muitos irmãos!
 
E sobrevieram os dias tristes. A filha mais velha quis ir para os Estados Unidos, estudar e trabalhar. Giovana juntou suas economias e deu a ela para que começasse sua vida do jeito que escolheu.
 
O filho do meio faleceu em um acidente. Giovana e Thiago sofreram muito, pensaram que nunca iam se conformar, mas o tempo tem o poder de cicatrizar as feridas da alma tornando o que foi uma dor cruciante, uma lembrança cheia de ternura, nos corações bem formados, alimentados pela Fé.
 
E mais algum tempo se passou. Quando a caçula se casou, Thiago e Giovana ficaram novamente sós e foi então que ele fez a surpresa:
- Chegou a hora! Vamos para a Itália! Pode marcar a data e arrumar as malas!
 
Giovana riu:
- De que jeito? Gastamos o que tínhamos e o que não tínhamos para fazer as despesas do casamento!
- Isto é o que você pensa! Eu tenho o dinheiro guardado há muito tempo!
 
E Thiago, enfim, revelou um segredo:
- Desde que deixara de fumar, logo depois de seu casamento, começou a guardar em uma poupança o dinheiro com que compraria os cigarros. Era o dinheiro para a viagem que ele não usaria para nada mais.
 
Giovana estava pasma! Tanto ela como a mãe sonharam a vida toda, mas não fizeram nada de concreto para realizar esse sonho e seu marido foi tão objetivo com um sonho que não era dele! Seu orgulho pelo maridão aumentou mais, se é que isso era possível!
 
- Eu não acredito! Passamos tantas dificuldades! Você sempre dizendo que não tinha dinheiro!
- E não tinha mesmo. Este dinheiro estava queimado com os cigarros. Só o usaria para a viagem e para nada mais.
- Nem sei o que dizer! Você fez um sacrifício desses, deixou de fumar, só para realizar o meu sonho! Teve a pachorra de guardar aos pouquinhos, quase a vida toda!
- Lembre-se de que o maior beneficiado fui eu mesmo que me livrei de um vício que só me fazia mal. Se não fosse por uma boa causa eu estaria fumando até hoje e morreria sem conhecer a Itália.
 
E lá se foram os dois, como se estivessem em uma segunda lua de mel. E, de lá onde está, com certeza, Ernestina sorriu para eles desejando-lhes uma boa viagem.
 
Comentários