Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 19 de setembro de 2001

A tecnologia e a humanidade

A Tecnologia foi responsável por todas as grandes mudanças na humanidade. Estamos vivendo a mais incrível e rápida delas. A revolução digital. A tecnologia da informação é a principal ferramenta dessa nova era. Está presente nas maquinas (hardware), nos programas (softwares) e principalmente nas pessoas (peopleware). Vamos falar hoje de alguns importantes conceitos dessa revolução tecnológica.
   Comunidades:Um grupo de pessoas que tem em comum interesses e hobbies, possibilitando o surgimento de uma comunidade virtual, que tem vida e interesses próprios
   Webvertising: Uma maneira criativa e eficiente de fazer propaganda pela Internet aproveitando o melhor recurso deste meio: a interatividade
   Viral Marketing: 'Convencer' clientes à transmitir mensagens de marketing para sua rede. Projetos que permitam que o viral marketing aconteça pelo de know-how de marketing de rede, comunidades virtuais, one-to-one e permission marketing.
   Game Mania: Os jogos são poderosas ferramentas para a fidelização, principalmente quando se tornam manias.Vincular games inteligentes à uma marca ou empresa é uma ótima estratégia para a criação de valor.
   Aprendizagem: A partir de agora é impossível não continuar a aprender por toda vida. A aprendizagem corporativa é um dos focos de Projetos Especiais e um dos pontos onde os melhores negócios serão fechados
   Experiência: Na Nova Economia, muito mais do que especificações e normas, um produto deve poder ser experimentado. É possível, criar uma atmosfera lúdica de experimentação virtual dos produtos.
   Afiliação: É um dos principais desafios de projetos de Internet. Manter a isenção e servir aos propósitos dos clientes/consumidores. Conseguir formatar um negócio que os interesses deles são os mais importantes.
   Navegação Dirigida: Permitir a navegação dirigida, através de artifícios que forneçam elementos de interatividade com os usuários. Faz com que o cliente/consumidor visite as áreas do site desejadas, gerando acesso e 'branding' para produtos e empresas
   Marketing de permissão: Aqui reside uma das mais eficazes ferramentas de marketing da Nova Economia. Consiste em fazer do cliente um veículo de divulgação. Essa é a maneira mais rápida e eficaz de comunicação pessoa a pessoa.
   Data Base Mining: São sistemas que 'trabalham' as informações com o objetivo de entender o usuário e oferecer automaticamente serviços para suas necessidades. O conhecimento dos hábitos, preferências e costumes de uma grande massa de atuais e possíveis clientes pode propiciar a customização da comunicação com eles, o que causa a fidelização de clientes.
   
Comentários