Colunistas

Publicado: Sábado, 31 de janeiro de 2009

A Região Emília-Romagna

1956. 
Vivo estivesse o prof. Corintho Galvão de Toledo, vereador em Itu (1956/1960), veria que finalmente despontam os primeiros sinais de um movimento lançado por ele. Fora sonho acalentado pelo vereador, fazer das cidades de Itu e Salto um só conglomerado para o desenvolvimento, através de campanha que ele promoveu, sob a denominação de “União Itu/Salto para o Progresso”. Adotou a sigla UISP e tal adesivo, para quem possa se lembrar, foi fartamente distribuído. Cada automóvel ou veículo outro ostentavam essa insígnia.
 
2009. 
Ao receber o convite para a dita Mostra Emília-Romagna, confesso que de pronto estranhei até o nome dado ao evento. O que seria?
 
Como me empenho, tanto quanto possível, em estar presente a quantas cerimônias para as quais a ACADIL seja convidada, compareci na manhã deste sábado, 31, hoje portanto, ao vetusto sobrado do meu antigo, querido e saudoso Grupo Escolar Cesário Motta, que ora acomoda a Secretaria de Cultura.
 
A curiosidade foi aguçada, logo na abertura, com a fala do dr. Amauri Chaves Arfelli, Promotor de Justiça em Itu. Clareou ele que a Emilia-Romagna vem a ser uma região da Itália, em que predominam, lado a lado, a agricultura e importantes centros industriais, do que resulta tratar-se de um pólo de quatro milhões de habitantes, a desfrutar da melhor qualidade de vida no país. A região se projeta no mundo também pelo turismo local, pelas artes e pelo cinema e, ainda, destacadamente, pela música.
 
É a pátria, entre dezenas de nomes outros notáveis, de Fellini, Bertolucci, Antonioni, Verdi, Toscanini, Pavarotti. Diante de tamanha expressão, a Região Emília-Romagna, nela se originou uma associação, com ramificações mundo afora. Mantém no Brasil, nove núcleos.
 
Em todo Estado de São Paulo, conta com uma única entidade, a que se intitulou Associação Emiliano-Romagnola Bandeirante – AERB e justamente aqui sediada junto ao Círculo Italiano, uma vez que, desde 2005, a sede de Salto se interligou a Itu.
 
Após a interessante oração introdutória do dr. Amauri, discursou, em italiano, a simpática senhora, Sílvia Bertolini, presidente da associação na Itália, cuja presença entre nós, representa elevada honra e raro privilégio, pois veio ao Brasil especialmente para esta cerimônia. Usou da palavra, em seguida, o Prefeito Municipal, sr. Herculano Castilho Passos Júnior.
 
Cuido de ser breve, apesar do entusiasmo de que fui tomado, filho que sou de mãe italiana. Apenas mais alguns comentários, conquanto houvesse tanto a dizer.
 
Não deixem de ir, leitores amigos, à Secretaria de Cultura (Paula Souza, 664), para se deliciarem com a mostra riquíssima em painéis, mapas, livros e relatos.
 
Tem esta crônica, também, a manifesta intenção de registrar que, realmente e em verdade, a partir de hoje, começa a realização do sonho do saudoso prof. Corintho Toledo. Como asseverou o dr. Amauri, através da mudança da sede de Salto para Itu, no fundo, assegura-se que é esse justamente um escopo determinado e definido pela união entre essas duas comunas, doravante cidades-irmãs. Uma sólida união para juntas promoverem a dinamização cultural sob todos os ângulos, do que advém por conseqüência e desdobramento, o progresso como um todo. Deram-se mutuamente as mãos, Itu e Salto.
 
Embora nunca tenha sido novidade para ninguém, precisava mesmo vir à tona, e veementemente, essa circunstância feliz de que a colônia de descendentes nesta região está umbilicalmente ligada à terra de origem, a Itália. E revitalizarmos todos esses laços, com uma troca permanente de contatos, encontros e comemorações.
 
Surpreendentemente, essa mostra entra de frente para vir a ser um dos pontos altos na comemoração dos 399 anos da cidade de Itu.
Comentários