Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A recuperação é para todos

XXIV DOMINGO DO TEMPO COMUM

Setembro, 15 – 2013  -  -  -   Ano  “C”

Evangelho (Lucas, 15, 1-32)   .......................................................................................................................................................

As reflexões ordinariamente apresentadas todas as semanas, sofreram um hiato de quase dois meses, pois o autor se ausentou do país desde o início de agosto até o fim de setembro.

São agora retomadas e, aos poucos, apresentadas a cada três ou quatro dias, até se atualizarem.

Também por isso, hoje, excepcionalmente, vai-se de forma direta a estes comentários, omitida pois a costumeira e prévia transcrição do texto original de cada evangelho.

Dizer-se deste trecho de Lucas, que até inclui a parábola do filho pródigo, para denominá-lo de evangelho da misericórdia, é fazer justiça a histórias tão lindas.

Os fariseus a reclamar justiça contra os que erram ou não sejam merecedores de perdão, tal como se fossem eles mesmos impolutos.

Jesus comparece com exemplos da ovelha desgarrada e da moeda perdida, para comparar com quanto maior desvelo e consideração não deva agir o homem para salvar o semelhante.

Frequentemente, o ser humano se mostra ferrenho na vindita. Tomara não tenha ele de precisar de um alento e socorro – que o futuro não se conhece.

Amainem todos, pois, o juízo apressado sobre quem quer que seja.

Toda pessoa é falível e sujeita a erros eventualmente. Levante-se ela, se assim ocorrer, e que possa contar com a compreensão e ajuda dos irmãos.

                                                                                    

                                                                                                 João Paulo

Comentários