Colunistas

Publicado: Segunda-feira, 7 de março de 2011

A mulher, essa guerreira

Crédito: Ideogramas do mestre Liu Pai Lin A mulher, essa guerreira
Nove princípios da prática do Tai Chi Chuan

Março, mês de transição do verão para o outono. Na natureza, a semente de um fruto apresenta a sua força de contração e ela, nos seres humanos, consolida-se nas metas de realizações, preparando o terreno para a prosperidade material e espiritual.

Oito de março é o Dia Internacional das Mulheres, essas guerreiras que conquistaram os seus espaços em lutas árduas durante muitos séculos ao lado dos homens, que são os companheiros de batalha e da vida e não seus adversários.

O Yin e Yang estão em equilíbrio dinâmico, o tempo todo na natureza maior e nos seres humanos, que são o microcosmos dentro do macrocosmos.

O mestre Liu Pai Lin, o grande mestre taoista, falecido em 5/2/2000, enaltecia as mulheres, ao explicar que “os homens são Yang externamente (constituição física mais forte) e Yin internamente (espiritualmente, emocionalmente) e as mulheres são Yin externamente (fragilidade física), porém, Yang internamente”, mostrando-nos a importância da interação homem/mulher.

Tudo é controlado por esses 2 pólos, essas 2 energias opostas. Para o bem estar físico, em equilíbrio, há necessidade, por exemplo, na alimentação, da interação dos 5 sabores, 5 cores e 5 energias:

- 5 sabores: doce – salgado – amargo – ácido – picante.
- 5 cores: amarelo – preto – vermelho – verde – branco.
- 5 energias: equilibradora – descendente – ascendente – expansora – contraidora.

Ao mesmo tempo tudo é equilibrado pelos 5 elementos da natureza: água madeira  fogo  terra  metal, nessa ordem, nos ciclos de construção e controle. Assim ocorre com a saúde emocional, mental e espiritual.

As mulheres devem cuidar do seu ser como um todo, pois assumem múltiplas funções. Atualmente a maioria é profissional, mãe, dona de casa, esposa, acumulando sobrecargas e estresses sem fim. Elas conseguem realizar-se profissionalmente e fazer parte importante no orçamento familiar. Na classe média, tornou-se difícil apenas o pai de família arcar com todas as despesas. Elas contribuem para melhorar a qualidade de vida familiar.

Atualmente, os problemas de saúde nas mulheres equiparam-se com os dos homens, como infartos cardíacos, acidente vascular cerebral, problemas ortopédicos, obesidade, câncer, etc. O tabagismo e o alcoolismo tornaram-se crescentes também entre as mulheres.

Toda a conquista tem o seu ônus a considerar. O cuidado dos filhos ficou a cargo de outras pessoas, desde a fase de bebê, principalmente na fase evolutiva importante, até os 4 anos de idade, onde, de acordo com psicólogos e pediatras norte-americanos, é a fase que define o futuro adulto, na formação da personalidade. As crianças adaptam-se as novas situações, que, infelizmente fazem parte da evolução humana. Por outro lado, essa evolução, acabou gerando um fenômeno surpreendente: o nascimento de crianças cada vez mais inteligentes.

Como pediatra, é uma satisfação poder acompanhar esse processo evolutivo e orientar pais e mães de forma adequada para cada caso. É como se as crianças ditassem as diretrizes, manifestando suas insatisfações e mostrando suas personalidades. Se atentarmos, torna-se mais fácil entende-los. Os pais e mães surpresos com os comportamentos tão diversificados, muitas vezes não sabem como educá-los.

As mulheres devem cuidar da higiene mental, do sono, do emocional e cada uma, dedicar um momento para a busca do caminho da espiritualidade cada qual com seu próprio meio. Uma boa leitura com a mente e o coração abertos para todos os conhecimentos e novas informações, já é um bom caminho.

No relacionamento a dois, e os que optaram em ter filhos, torna-se fundamental o equilíbrio Yin/Yang entre o casal e, pelas observações na prática médica, analisando o comportamento das mães, as mulheres devem ser o início desse equilíbrio, mudando suas atitudes, sendo mais flexíveis e assim, a dinâmica do meio ambiente e as pessoas começam a mudar. A paciência e a perseverança são mais dois requisitos importantes para a harmonia do convívio familiar, social e profissional.

Vou presentear os meus queridos leitores com os nove princípios de prática do Tai Chi Chuan para manter o equilíbrio de corpo/mente/espírito:RESPEITO-SERENIDADE-ESTABILIDADE-RELAXAMENTO-SUAVIDADE-MOVIMENTO CIRCULAR-LENTIDÃO-EQUILIBRIO-ALINHAR O CORPO
 

Comentários