Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 19 de julho de 2012

A missão do aprendizado

XVI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Julho, 22, 2012.

Evangelho (Marcos, 6, 30-34) .................................................................................................................................................

“”   Naquele tempo, o apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado.

Ele lhes disse:

“Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”.

Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo, que não tinham nem tempo para comer. Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé e chegaram lá antes deles. Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes tantas coisas.   “”

..................................................................................................................................................

Também nesta semana um texto bem curto e discreto que, nem por isso, deixa de encerra como ali mesmo se lê, “tantas coisas”.

Certamente que os discípulos, ao voltar de sua missão empreendida de dois a dois, apesar de exaustos, queriam contar ao Mestre o êxito daquela jornada. Faz supor que essa passagem esteja a descrever um primeiro ensaio e treinamento, daquela evangelização futura, a expandir-se mais tarde, após a ascensão de Jesus.

A multidão, de sua parte, estava maravilhada também e queria saber e confraternizar com os novos modos de atuação, a fincar raízes para a lei do testamento novo, a do amor, sem revides nem represálias, nem ostentação vã dos doutores, mestres e fariseus.

Essa novidade, até como comprovação de sua origem divina, ganhou espaços séculos afora, firmou-se e, no leme, está Sua Santidade o Papa. Esse barco pode até enfrentar procelas, mas soçobrar jamais.

Amém.

                                                           João Paulo

Comentários

Reflexão Dominical

João Paulo

João Paulo

João Paulo, pseudônimo do jornalista Bernardo Campos, adotado para temas de espiritualidade.

Arquivo

20 dias atrás

Olhemo-nos de frente

14 de setembro de 2019

Ovelha desgarrada inquieta o Pastor

7 de setembro de 2019

O peso da cruz

Ariza Centro Veterinrio