Colunistas

Publicado: Quinta-feira, 5 de outubro de 2006

A Importância da Língua Estrangeira na Formação Profissional

A União Européia decidiu, há alguns anos, que todas as escolas de países vinculados àquela Comunidade deverão ter, em seus currículos, no mínimo três línguas, a do próprio país e mais duas estrangeiras.

Qual a justificativa para isso?

Entendem os legisladores da União Européia, ligados à Educação e à formação profissional, que os cidadãos europeus não poderão exercer seu pleno direito de liberdade em outros países, se não puderem se comunicar na língua local. Não poderão ter as mesmas oportunidades de estudo, não poderão ter as mesmas oportunidades de emprego, não poderão ter participação ativa na vida daquela comunidade.

Assim, as crianças, jovens e adultos residentes em países da União Européia, irão, a partir de agora, obrigatoriamente, se comunicar em três línguas. Terão expandido seu universo cultural e científico, além do tecnológico.

É o nascimento do “Ser Humano Universal”, com o qual tanto sonhamos.

Quem irá ganhar com isso? Em primeiro lugar a pessoa, que terá muito mais liberdade de movimentação dentro da Comunidade. Poderá estudar, morar e trabalhar em outros países sem qualquer constrangimento, podendo, também, é claro, conviver com pessoas de outros países, com a maior naturalidade.

Em Itu, o Centro Cultural Europeu - London School, tem procurado, através de palestras em Inglês, Francês e Espanhol, e de seu programa educativo, difundir esta idéia da universalização da comunicação.

O Brasil precisa se inserir neste mesmo movimento, de liberdade através do conhecimento. Não há outra saída! Com o Inglês, Francês e Espanhol, já teremos condições de estar em contato com a maioria dos países do mundo. A Índia e a China, novos parceiros comerciais do Brasil, com quase a metade da população mundial, tem o Inglês como segunda língua para comunicação. A França, um dos países mais desenvolvidos do mundo, tem grande presença em várias regiões, notadamente no Brasil. Sobre a importância do Espanhol nem precisamos falar, o Mercosul, e outros países de língua espanhola, está aí, e é uma realidade na parceria comercial com o Brasil.

Assim, fica evidente a importância da língua estrangeira no desenvolvimento profissional, tanto comercial e industrial, quanto de gastronomia, de turismo, de hotelaria, ou outras.

Todos que quiserem saber mais sobre o Centro Cultural Europeu poderão entrar em contato conosco pelo telefone 011 40223909.

Comentários