Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 7 de abril de 2004

A IMPORTÂNCIA DA LÍNGUA ESTRANGEIRA NA ÁREA DE BIOMÉDICAS

Com a globalização à porta, tornando-se uma realidade irreversível, com o desenvolvimento dos Meios de Comunicação a uma velocidade acima da capacidade de assimilação por parte dos Seres Humanos, algo salta aos olhos: A comunicação entre povos de diferentes Línguas tornar-se-á mais e mais necessária nos diversos locais de trabalho, com ênfase àquelas profissões que exigem o uso das modernas tecnologias, entre elas o computador.
   
   Em um hospital em Roma, em uma sexta-feira típica, com aumento do movimento no Pronto Socorro, devido aos acidentes próprios deste dia, como os de trânsito e os ligados ao excesso de bebidas, um médico alemão tenta se fazer entender a uma enfermeira grega, que por sua vez tenta dialogar com a recepcionista, que é francesa, para que encontre alguém que tenha mais habilidade com um equipamento inglês, em uso no hospital.
   
   Parece fantasia, mas não é. Este fato está ocorrendo hoje em dia não só em Roma, mas nas principais cidades da Europa, que acaba de incorporar outros 8 países à Comunidade Européia, elevando para 25 o número de países membros, cujos cidadãos podem trabalhar, a partir de agora no país que escolherem, naquele em que mais se adaptarem. A Europa da Polônia, da Lithuânia, da Finlândia, da Suécia, passou a ser a mesma Europa da Inglaterra , da França ou da Itália.
   
   Nas Escolas da Comunidade Européia passou a ser obrigatório o ensino de, pelo menos, três línguas, a do País e de outros dois participantes da Comunidade.
   
   Entendem os responsáveis pela Educação, dentro da Organização, que não há possibilidade de desenvolvimento dos membros, com destaque aos Jovens, se não puderem se comunicar adequadamente, se não conseguirem se expressar devidamente em seus locais de trabalho.
   
   E no Brasil, o que está sendo feito neste sentido.
   
   Muito pouco!
   
   Hoje, dia 05 de Abril, está sendo divulgada a notícia da aprovação de um Mercado Único para a América do Sul, como os países acertando a abertura de fronteiras para Produtos e Serviços. O próximo passo será a abertura para que possamos trabalhar no país que escolhermos, como acontece na Comunidade Européia. Estaremos preparados para isso?
   
   Na área de Biomédicas, incluindo-se aí a Medicina, quantos profissionais fazem pesquisa em outra língua, mesmo no Espanhol? Quantos profissionais são capazes de analisar um estudo de caso escrito em Inglês? Em Francês? ( Na França, hoje, é onde a Fisioterapia está tendo grande desenvolvimento ), em Alemão? Em Sueco?
   
   A Língua Inglesa tem sido usada como meio de comunicação entre os Profissionais de diversas áreas técnicas, tem sido a ponte de ligação entre o Velho e o Novo Mundo, aqui de forma invertida da História, O Velho Mundo como sendo aquele onde ainda estamos presos às antigas tradições e antigos métodos, e o Novo Mundo, o Mundo Europeu, como sendo aquele onde estão sendo rompidas as barreiras da hipocrisia e das disputas para que possa surgir um Mundo Global, melhor para todos.
   
   Todos aqueles Profissionais da Área de Biomédicas que estão realmente preocupados com suas carreiras no futuro próximo deveriam pensar que está na hora de quebrar paradigmas e aventurar-se no aprendizado não de uma, mas de duas, três ou mais línguas estrangeiras, principalmente, em nosso caso, do Inglês, do Espanhol e do Francês.
   
   Em muito pouco tempo, estaremos recebendo em nossos hospitais, em nossas Clínicas, em nossos Laboratórios, em nossas Cidades, Profissionais Argentinos, Venezuelanos, Americanos, entre outros, sem contar os Europeus que virão naturalmente. Estaremos preparados para esta competição?
   
   Quando lecionei, por alguns anos, para Acadêmicos da Faculdade de Medicina da PUC, em Sorocaba, que formavam grupos para aprenderem o Inglês Técnico da Área Médica, pude notar a preocupação que, já naquela época, tomava conta de todos. E pude notar também a dificuldade que tinham para poderem estudar textos em Inglês que os Professores passavam para estudos de caso, sabedores de suas necessidades futuras.
   
   Acho que este é o caminho. Aliás, acho que não há outro. Além de ser o melhor caminho para os Profissionais da Área de Biomédicas, será ainda melhor para os pacientes que precisam de Profissionais cada vez mais preparados para os desafios atuais da Medicina.

  Para maiores informações e solicitação de palestras em escolas, faculdades e empresas o contato pode ser feito pelo telefone (11) 4022 3909.
   

Comentários