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Publicado: Sábado, 30 de setembro de 2017

A hipocrisia desmascarada

26º. DOMINGO DO TEMPO COMUM -  1º.10.2017

 Ano “A” de Mateus – Cores Litúrgicas: Verde

Evangelho – (Mt. 21, 28-32)


...

 

“”    Naquele tempo, disse Jesus aos sacerdotes e anciãos do povo:

“Que vos parece? Um homem tinha dois filhos. Dirigindo-se ao primeiro, ele disse:

´Filho, vai trabalhar hoje na vinha!´

O filho respondeu:

´Não quero´.

Mas depois mudou de opinião e foi.

O pai dirigiu-se ao outro filho e disse a mesma coisa.

Este respondeu:

´Sim, senhor, eu vou´.

Mas não foi.

Qual dos dois fez a vontade do pai?”

Os sumos sacerdotes e os anciãos do povo responderam:

“O primeiro”.

Então Jesus lhes disse:

“Em verdade vos digo que os cobradores de impostos e as prostitutas vos precedem no reino de Deus. Porque João veio até vós, num caminho de justiça, e vós não acreditastes nele.

Ao contrário, os cobradores de impostos e as prostitutas creram nele. Vós, porém, mesmo vendo isso, não vos arrependestes para crer nele”.    “

 

...

 

Num primeiro momento e numa leitura menos atenta, o conteúdo deste evangelho pode assustar quem o veja. Afinal, Jesus reverbera em tom agudo e severo a hipocrisia e a falsidade.

Isso mesmo.

O texto vincula a explicação dura e profunda de Jesus, não a todos, mas somente aos sacerdotes e anciãos do povo. Não fala indiscriminadamente a todas as pessoas. Refere-se direta e duramente aos que viviam no templo e em torno dele, mas imbuídos de hipocrisia.

João não fora aceito por eles. Não lhes convinha ouvir admoestação e acusações ao seu comportamento, porque se impunham eles ao povo num contexto de falsidade e aproveitamento.

Leva então este evangelho a uma consideração mais ampla, a de que em termos de religião, fé cristã, não se tangencia apenas a palavra de Jesus, mas há de se buscar, muito ao contrário, segui-la com fidelidade.

A conduta externa e o coração do fiel precisam estar num mesmo plano de igualdade e sinceridade.

Não se mascara uma pseudo religiosidade.

                                                                                         João Paulo

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