Colunistas

Publicado: Terça-feira, 14 de junho de 2005

A galinha do vizinho não é mais gorda não!

O famoso ditado "a galinha do vizinho é sempre mais gorda" impera ainda em nossa cultura brasileira, trazendo o péssimo hábito de não valorizarmos o que é nosso.
Ontem, em uma reunião no quartel, na presença do Coronel Castilho, Luis Roberto de Francisco e Raul de Souza Almeida, comentamos sobre a Troca da Guarda que existe em alguns países europeus e em como ela é aproveitada como evento cultural e turístico.
Itu é uma cidade que, infelizmente, ainda está inserida nessa cultura de não valorização de sua própria história, patrimônio e riquezas turísticas. Salvo raras exceções, a grande população ainda não acordou para o fato de que Itu é uma Estância Turística porque tem o que oferecer enquanto tal.
No entanto, para o olhar do "estrangeiro" (e chamo de estrangeiro a pessoa que não mora aqui) Itu tem se mostrado cada dia mais atrativa.
Fiquei sabendo ontem, por exemplo, que uma apresentação do Coral Vozes de Itu já foi divulgada no programa Fantástico. Diversas novelas e filmes foram filmados em Itu. Recentemente fui procurada por uma produção de longa metragem que escolheu Itu para o cenário rural de seu filme que será lançado em janeiro de 2005 e filmado em julho próximo.
Os Museus de Itu recebem escolas, historiadores e estudiosos de todas as partes do mundo para visitas e pesquisas.
O Parque do Varvito recebe milhares de estudantes de geologia para trabalhos e pesquisas.
Ontem também soube que o Quartel recebe constantemente grupos de estudantes do Colégio São Luis para uma visita à sua própria história, que é também a história do Brasil e da nossa cidade.
O Roteiro Caipira, que nasceu há apenas quatro meses, já foi filmado em 4 programas da Rede Globo, trazendo um público exigente que vê em Itu a riqueza de nossas fazendas, a receptividade do nosso povo, o resgate da cultura caipira, o sabor da comida brasileira e o talento da nossa gente.
Esse movimento de divulgação e valorização de Itu vem vindo já há algum tempo. Acredito que a Prótur, através das diversas ações coletivas que têm procurado fazer, tem contribuído para catalisar esse processo.
Mas o problema maior ainda é dentro de casa. Um de nossos principais desafios, enquanto PróTur, é mostrar para o pessoal de Itu que a galinha do vizinho não é mais gorda não! Você pode se divertir, aprender, conhecer gente bacana, descobrir novidades, se aventurar e ter a sensação de que viajou para bem longe, mesmo estando dentro de casa. O Turismo Receptivo movimenta a economia, gera mais oportunidades de trabalho, favorece o empreendedorismo e é mais barato do que pegar avião, trem, ônibus ou navio. Meu convite continua sendo sempre o mesmo: Visite. Conheça. Dê uma chance!
Comentários