Colunistas

Publicado: Sábado, 31 de agosto de 2013

A excelência da humildade

XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

Set, 1, 2013   -   Liturgia do Ano “C”

Evangelho   de   Mateus,   14, 1.7-14

...............................................................................................................................

“”    Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam.

Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares.

Então, contou-lhes ma parábola:

“Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do .que tu, e o dono da casa, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele´. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima´.  E isso vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

E disse também a quem o tinha convidado:

“Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isso já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz, porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos jutos”.    ""

...............................................................................................................................

Quem não gosta de um elogio?

E olhem que às vezes o elogio nem é muito sincero e pode até partir de alguém que queira algo de você e que assim age só para agradar. Preste atenção.

Mesmo quando merecido, aceite-o com naturalidade e não seja levado a julgar-se o tal. Calma, calma.

No mundo, na sociedade média e alta, a badalação interesseira grassa à solta e os elogiados enchem o peito como pombos. Que banalidade.

Caso mais raro, entretanto ainda se encontra quem, provocado, ameace o desafeto, a lhe dizer: você sabe com quem está falando?

Portanto, que todos pisem no chão firme e, com sensatez, sintam o solo debaixo dos pés. Com segurança e espontaneidade.

Jesus, nesse almoço, deu bem a nota de como a gente deve se apresentar e em que lugar tomar acento.

Mais importante ainda a recomendação de Jesus, feita ao anfitrião.

De fato, é bem mais natural e faz tão bem ao espírito dos que assumem essa postura, a de favorecer primeiramente os humildes, pobres, pequenos e necessitados. Sem esperar, pois, nada em troca.

Em suma, seja o cristão cordato com todos e faça-se disponível a quem careça de ajuda ou auxílio e mesmo que não se seja solicitado, tenha-se a iniciativa de surpreender o irmão carente com dádivas, pequenas que sejam.

                                                                                           João Paulo.

Comentários