Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 2 de maio de 2012

A dança de salão como esporte de competição

A dança de salão, com um amplo espectro de ritmos, também é exercida para fins competitivos. A dança de competição é uma forma que se desenvolveu a partir da dança social. Com a sua origem intimamente ligada à história europeia, a dança de salão esportiva já se constitui em uma modalidade consagrada internacionalmente e também vem sendo introduzida nos meios acadêmicos.

Entre os séculos XIX e XX, a dança de salão foi se popularizando e os salões de dança foram ficando lotados. Em 1909, realizou-se o primeiro Campeonato Mundial de dança de salão. Em 1924, na Inglaterra, foi criado o setor de Dança de Salão da Imperial Society of Teachers of Dancing, cuja missão era padronizar a música, os passos e as técnicas de dança de salão.

Ao longo dos anos, a dança de salão estendeu sua popularidade por toda a Europa, Ásia, África e América do Norte. Em 1935, surgiu a Federação Internacional de Dançarinos Amadores (FIDA), reunindo os seguintes países: Áustria, Tchecoslováquia, Dinamarca, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Suíça e Iugoslávia. A FIDA foi bastante ativa, organizando um primeiro campeonato em Bad Nauheim, na Alemanha, pouco antes das Olimpíadas de Berlim. O evento reuniu participantes de 15 países, de três continentes, seguindo as recém-instituídas regras internacionais. Após um período de interrupção, devido à 2ª Guerra Mundial, em 1953, a FIDA foi formada novamente, na Áustria.

Em 1950, também foi fundado, em Edimburgo, Escócia, o Internacional Council of Ballroom Dancing, sendo essa a primeira organização profissional da dança. Hoje, o British Council of Ballroom Dance, tem a função de disseminar e realizar eventos de dança de salão, inclusive de competições, reconhecendo como ritmos típicos dessa modalidade: o Foxtrot, o Quickstep, a Valsa Lenta, a Valsa Vienense, a Rumba, o Chá-chá-chá, o Tango, o Samba, o Jive, o Rock'n roll, o Paso doble e o Disco.

Em 1957, foi fundado o Conselho Internacional de Dançarinos Amadores, organização que vigora atualmente. Como seu principal objetivo é conseguir o reconhecimento do Comitê Olímpico Internacional, em 1990 trocou seu nome para Internacional Dance Sport Federation. Anos mais tarde, em 1988, a FIDA passou a adotar o termo Dance Sport (Dança Esportiva) em suas competições, tendo em vista o caráter cada vez mais esportivo da atividade. Durante os anos de 1991 e 1992, a organização tornou-se mais poderosa com a incorporação de associações de países ocidentais e de vários países asiáticos.

Comentários

Outros Escritos

Rubens Pantano Filho

Rubens Pantano Filho

Rubens Pantano Filho é doutor em Engenharia e Ciência dos Materiais e membro das Academias Ituana, Itatibense e Campinense Maçônica de Letras.

Arquivo

10 de maio de 2012

Ensino superior no Brasil

24 de abril de 2012

Tango

18 de abril de 2012

Lambada e Mambo

11 de abril de 2012

Merengue, Rumba e Zouk