Colunistas

Publicado: Terça-feira, 6 de junho de 2017

A Corrida pela vitória na Carreira

Gosto muito de pensar e analisar assuntos profundos comparando-os com coisas mais simples do nosso cotidiano.

Neste sentido quando penso numa carreira profissional, imagino uma corrida de rua.

 

Um esportista, seja profissional ou amador, deve treinar muito e se preparar para disputar uma prova.

Durante o período de treinamento o atleta aprende a importância do alongamento, da respiração e do controle da frequência cardíaca, conforme ele vai se adaptando ao esporte, começa a aprender técnicas de fortalecimento muscular e amplitude dos movimentos, aos poucos e gradualmente vai obtendo seus resultados. Pode conseguir percorrer uma distância maior, pode reduzir o tempo necessário para percorrer uma mesma distância, mas o que mais me chama a atenção é que tudo o que ele aprende nos treinamentos, imediatamente coloca em prática.

 

Assim como um atleta, nós profissionais nos vemos no início da carreira, percorrendo uma longa jornada. São anos de treinamento e estudos para se conquistar um bom emprego, uma boa posição e depois com muita dedicação ir crescendo na carreira escolhida.

 

Seja numa corrida de rua como em nossa trajetória profissional, passamos por diversas situações ao longo do percurso, vejamos alguns exemplos:

- Antes do início da corrida / Antes do início no novo emprego

Não há quem não sinta aquele frio na barriga, aquele receio sobre o "novo", mesmo que estejamos muito bem treinados, ainda assim algo diferente nos espera e isso nos causa alguma inquietação. Essa sensação é natural e genuína, serve inclusive para nos deixar mais alertas e focados em nossa missão.

Neste momento muitas informações passam em nossa mente, lembranças de tudo o que estudamos e treinamos sendo colocados em prática neste momento.

 

- Início da prova / começando no novo emprego

Devemos estar no controle da situação, conter a euforia, não nos deixar influenciar pelos demais competidores, e seguir aquilo que foi estudado.

Se você acelera muito, pode não conseguir concluir a prova, mas se você também começar muito lento vai ficar para atrás e não conseguirá acompanhar a concorrência. A cadência é fundamental, conhecer e entender o ambiente onde foi colocado, aprender com ele e seguir seu caminho.

No mundo corporativo também é assim, quem chega com muita sede ao pote, corre o risco de não passar do período de experiência, já dizia aquele ditado popular "a pressa é inimiga da perfeição".

Por outro lado, começar em um novo emprego e também ficar encostado ou se arrastando, fazendo somente aquilo que te pedem sem ter nenhuma pro-atividade te levará única e exclusivamente a ficar para atrás.

Para aqueles que conseguiram largar bem e na velocidade correta / Aqueles que começaram numa empresa fazendo o que precisava ser feito, sem atropelar as etapas e sem ficar parado não pensem que a corrida será fácil. A cada quilometro ou a cada ano de trabalho você verá muitos desistirem e ficarem para atrás.

Na maioria das vezes isso acontece porque o atleta ou profissional não planejou bem a sua corrida/carreira e não imaginou que no meio do caminhos dificuldades iriam surgir.

As crises econômicas e climáticas podem atrapalhar, você pode descobrir que não estava tão bem preparado como imaginava e o corpo e mente começam a sucumbir.

 

Nessas horas costumo olhar para a corrida ou para carreira sob uma nova ótica, o objetivo final está lá na frente há 10 km ou 10 anos, então busco criar metas de curto prazo a cada 1 km ou 1 ano, assim posso mais rapidamente alcançar aquele objetivo, celebrar a conquista e não parar, seguindo imediatamente para quilometro ou ano seguinte como nova meta.

 

Fazendo assim o percurso se torna mais factível, as metas de curto prazo ligadas a um objetivo maior de longo prazo nos fazem alcançar a linha de chegada.

 

Em meus treinamentos sobre planejamento estratégico tenho demonstrado a importância de traçar objetivos de longo prazo muito claros e com datas exatas para alcança-los.

 

Sabendo onde queremos chegar e quando, devemos então pesquisar quais recursos serão necessários para se chegar lá.

Se numa corrida o campeão daquela prova tem uma marca de X minutos ou horas, seria razoável pesquisarmos como ele se preparou para isso.

O mesmo vale para a carreira, devemos procurar saber o que foi necessário para que determinada pessoa chegasse a tal posição.

De posses dessas informações, podemos avaliar o "gap", a lacuna existente entre nossa situação atual e a situação desejada e com isso estabelecer nosso plano para atingir o objetivo dentro do prazo que nós mesmos estabelecemos.

 

Todos podem chegar ao final da prova ou carreira atingindo seus objetivos, mas para isso é necessário planejamento, dedicação e disciplina.

 

Não seja você mesmo o sabotador do seus sonhos.

Comentários