Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 21 de outubro de 2005

A Boa Chuva

Recentemente eu li um artigo do Caco de Paula, na Revista Vida Simples (a revista que eu mais amo nesse Brasil), falando sobre as delícias da chuva e suas memórias de infância regadas a poças de lama e pés descalços.
Achei curioso, porque na mesma semana que estava sendo inundada pelas águas “de outubro”, eu tive uma experiência semelhante a que ele descreveu.
Era um final de tarde muito quente e eu estava saindo da escola com o meu filho, sob um céu cinza, quase preto de tantas nuvens. Bem na hora de ir para o carro, começou aquele pé dágua. Percebi que eu estava com muita pressa e ansiosa para correr ao carro. Pior: eu estava mostrando ao meu filhote de 6 anos, através da minha atitude, que a chuva era ruim e que nós tínhamos que nos proteger dela.
Por sorte ou inspiração, me dei conta disso antes de pisar no “piloto automático” da minha existência. Dei meio passo para trás, sorri e falei ao meu filho: “Oba! Olha que chuva refrescante! Vamos aproveitar para nos molhar?”.
Ele estranhou minha reação nos primeiros instantes, mas como toda criança que não está engessada com verdades absolutas, rapidamente achou o máximo e começou a curtir. Nos molhamos o suficiente para refrescar o calor e transformar um momento de tensão em instantes de puro prazer. Falamos das árvores e dos bichos, de como deviam estar felizes com a água da chuva, e celebramos com a natureza o seu fluxo natural.
Fiquei pensando que o infortúnio ou a boa sorte depende mais de como vivemos nossa vida do que propriamente de como as coisas nos acontecem. A mesma chuva que lavou minha cidade trouxe mensagens diferentes para cada pessoa que a recebeu. Alguns certamente nem se deram conta de sua existência. Outros correram e se esconderam dela. Muitos devem ter reclamado, esquecendo-se da falta de água no planeta. E quem sabe outros, como eu naquele instante, conseguiram sair do mundano e se divertir. Ao abençoar aquelas águas, percebi que eu abençoei também minhas águas e o rio que corre em mim.Verdade: a Vida é Simples. Só precisamos estar abertos para receber suas bênçãos e celebrar.

Comentários