Colunistas

Publicado: Quarta-feira, 2 de abril de 2008

A biblioteca do professor Waldir

Itu, um sábado qualquer, 10:00 da manhã ... ai que vontade de pegar um livro, uma xícara de café ...  passar algumas horas mergulhado na leitura, num outro universo, num mundo mágico. Já sei! Vou até a Biblioteca Municipal escolher um título. Opa! A biblioteca municipal não abre aos sábados. Eu, que trabalho em São Paulo e mesmo aqueles que trabalham em Itu, mas longe do centro, estamos excluídos do acesso à biblioteca municipal. Excluídos por decreto!
 
Mas eis que o professor Waldir – Waldir de Souza Lima – solucionou esse problema. Solucionou-o há cerca de vinte e cinco anos, enquanto plantava a curiosidade e o gosto pela (boa) leitura em seus alunos. No último sábado, alguns desses (ex) alunos inauguraram a Biblioteca Comunitária Waldir de Souza Lima, que abrirá justamente aos sábados, quando a nossa biblioteca municipal está fechada, possibilitando acesso gratuito aos livros àqueles que não têm tempo para utilizar a biblioteca municipal durante os dias úteis.
 
O acervo da nova biblioteca é ainda modesto, mas bem variado, contando com boas obras de literatura nacional, estrangeira e infantil, bem como livros de filosofia, sociologia, direito, pedagogia, parapsicologia, antropologia, enciclopédias, computação e  ficção científica. Lá estão nossas velhas amigas enciclopédias Barsa e Mirador, a coleção Medicina e Saúde (ótima para a compreensão do funcionamento do corpo humano), os queridos livros de Monteiro Lobato, os contos dos Irmãos Grimm e de Hans Christian Andersen, alguns dos diálogos de Platão, a coleção Os pensadores, Agatha Christie, John Le Carré, Câmara Cascudo, Carl Sagan ...
 
No setor de livros didáticos, a biblioteca está bem servida nas áreas de matemática, física, química, português e inglês, com livros voltados sobretudo ao ensino médio.
 
Há ainda um setor dedicado a autores regionais ou que têm obras publicadas com pequena tiragem e que também inclui literatura de cordel. Um dos objetivos dos fundadores da nova biblioteca é justamente proporcionar um espaço de divulgação para esses autores menos conhecidos.
 
O professor Waldir não está mais entre nós, mas as sementes que plantou vão dar ainda muitos frutos para nossa cidade.
 
Serviço:
 
Biblioteca Comunitária Waldir de Souza Lima
Local: Rua Floriano Peixoto, 238 – Centro – Itu – SP
Funcionamento: Sábados, das 09:00 às 13:00
Inscrição (para poder retirar livros): R$ 10,00 (grátis para alunos e professores do ensino público e para maiores de 65 anos)
Contato / Doações: [email protected]
Comentários