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Publicado: Terça-feira, 19 de junho de 2018

5 dicas para você escrever o seu artigo

5 dicas para você escrever o seu artigo

Escrever um artigo parece "fácil", mas quando nos deparamos com aquela folha em branco o desespero bate e você não sabe pra onde correr, não é mesmo?

Eu passo por essa situação quase sempre, mas ao longo do tempo fui desenvolvendo alguns métodos e guardando links que me ajudam na hora do "deu branco"

Tá precisando de ajuda? Então vem comigo!

01 – Quero escrever, mas não sei por onde começar #MeAjudaVanusa!

  • Responda à pergunta: qual o assunto do tema?
  • Faça uma lista de possíveis subtemas

EXEMPLO:

  • Tema central: marketing de conteúdo
  • Subtemas: formatos de conteúdo, brand awareness, branding, comunicação da marca, funil de vendas [etc]

02 - Público e palavra-chave

  • Qual necessidade/problema/pergunta esse tema resolve/responde?
  • Para quem é direcionado o tema?

Aqui é interessante que você entenda qual a persona do seu negócio para ter um melhor direcionamento. Ou pode ser um pouco direto, como: cliente que procura o serviço, agencia de publicidade, profissionais de marketing, gestores ou estudantes iniciantes.

Escolha a palavra-chave do seu texto:

[exemplo: marketing de conteúdo] e procure utilizá-la no título, na linha do primeiro parágrafo e no decorrer do texto para que a palavra-chave seja linkada ao seu artigo e ajude na pontuação de SEO.

Para isso, você pode pesquisar no google trends e keyword planner o volume de pesquisas para essa palavra e se há procura pelo tema, e também listar os artigos que são referencias na busca e aparecem em primeiro no Google.

Caso seu site tenha um plugin que disponibilize um resumo, faça um do seu texto em até 255 caracteres, este Contador de caracteres pode te ajudar. O resumo é importante para que o blog-post seja encontrado e o leitor saiba sobre o que você vai falar. Ah! Não esqueça de utilizar a palavra-chave ;)

03 – Pesquise sobre a pauta e liste alguns links

Links externos são importantes para o SEO, então pesquise sobre o tema e link com artigos de outros sites, vale citações externas [livros, revistas, sites] também, ok?

Além dos externos, inclua também links para textos internos do site, você pode inclui-los no final em LEIA MAIS caso aja artigos dentro do seu blog que vão complementar aquele assunto.

04 – Cadê o título?

Eu costumo escolher o título somente quando finalizo o artigo, porque assim tenho um parâmetro geral sobre o assunto do meu texto.

Mas sei que o danado sempre ferra com a nossa cabeça, né? Esse link pode te ajudar: Avaliador de Títulos

05 – Qual o tamanho ideal?

O tamanho do texto sempre é uma incógnita, aconselho que ele tenha no minimo 400 palavras (não caracteres) para que fique mais conciso e ajude no SEO.

Por fim, escolha uma imagem para o seu texto em boa resolução e nomeie a imagem com o título do seu texto [imagem alt-tag]

[exemplo] Como fazer um conteúdo que converte?

Renomeie a imagem assim: como-fazer-um-conteúdo-que-converte

#dicaextra
Utilize um mapa textual no qual você pode anotar cada etapa e depois ter uma visão mais ampla do seu artigo. Você pode baixar o modelo que utilizo aquibit.ly/mapatextual

 

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Marketing Digital

Ariane Leite

Ariane Leite

Designer e aventureira do mundo Digital. Graduada em Publicidade e Propaganda, estuda Psicanálise. Acredita que a publicidade pode ajudar o mundo a se tornar um lugar melhor e encontrou seu novo amor no marketing de conteúdo.

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