Colunistas

Publicado: Sábado, 26 de novembro de 2011

1999. Novembro, 29.

Agora, já são doze anos!

Quão felizes os que entendem e sabem estar ali, a pedir e para agradecer bênçãos recebidas, eis que sempre e invariavelmente são atendidos pelo Mestre. Se eventualmente algo pretendido não se alcança, também aí o fiel é favorecido, eis que Ele sabe o que mais convém a seus filhos, pai zeloso que é.

Impossível avaliar o quanto, espiritual e materialmente, tenha sido prodigalizado aos fiéis desta cidade, que se habituaram a conversar com Ele, de frente e de perto, - Ele, o Mestre.

“Magister adest et vocat te”. O Mestre está presente e te chama.

É a inscrição-convite que no frontispício do altar da Capela pode ser vista por todos que chegam, desde a entrada.

É Jesus que os espera.

Uma ideia que um pugilo de amigos desenvolveu, cristalizou, mas que com o tempo pareceu quase impossível, tantos foram os reveses e imprevistos. Pretendia-se introduzir na católica Itu, a devoção essencialmente litúrgica, da Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Após longas e insistentes démarches, finalmente chega a notícia de que o Sr. Bispo, Dom Roberto Pinarello de Almeida, deferia essa prática, por ora em caráter experimental. Entretanto, não fora nem dessa vez que tudo iria dar certo. Sonho adiado pela terceira ou quarta vez.

Assim, passaram-se vinte anos. O contingente de amigos empenhados na causa, dele uns saíram e outros chegaram. No final das contas, intimamente ligadas, contem-se cerca de quatro ou cinco pessoas.

A história é longa. Cumpre simplificar.

Na Paróquia da Candelária, bem mais tarde, estava investido o Monsenhor Spoladore. Debaixo de até certa timidez e receio, contaram-lhe o tão acalentado plano. Surpresa das mais gratas, o Monsenhor Toninho, entusiasmou-se de pronto.

Assim, numa segunda feira, 29, em novembro de 1999, pela primeira vez, sob o entoar emocionado do “Tantum Ergo”, já ali cantado em português, como usualmente o é em tempos de hoje, o Santíssimo Sacramento - Jesus Hóstia – foi exposto na Capela, anexa à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

Vige, até hoje e que o seja para sempre, com a alegria e fruto dos ituanos e para honra e glória de Jesus Cristo Nosso Senhor, a prática piedosa da Adoração Diurna ao Santíssimo Sacramento.

Ele, o Mestre, está presente.

Deposite ali, frente à frente, em pé ou genuflexo, todas as suas preocupações e temores e, ao mesmo tempo, aproveite desses  minutos para também tributar honras e louvores ao Rei.

Faça a milagrosa experiência da substituição do ruidoso bulício da rua pela aura angelical e silenciosa da Capela. Eis que, ao de repente, no transpor da porta lateral da Matriz, a pessoa se sente envolvida de uma sensação amena e sublime.

De segunda a sexta, das sete ate as dezessete horas.

Ele espera por você. Não precisa marcar hora.

Doze anos, cento e quarenta e quatro meses, quatro mil, trezentos e oitenta e seis dias!

Comentários