Colunistas

Publicado: Sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

10 Anos no Itu.com.br

Crédito: Internet 10 Anos no Itu.com.br
Foram quase 350 mil acessos em 470 artigos, com muita dedicação!

O que você estava fazendo em 1o de fevereiro de 2005? Muitos podem não se lembrar, mas eu me lembro muito bem. Há dez anos eu publicava o primeiro artigo de uma parceria que se mostrou muito feliz: a convite do casal Alan e Deborah Dubner, estreava esta coluna "Visão de Mundo", aqui no Itu.com, com o artigo "Esmola de Cerveja" (01/02/2005).

Com este, que você lê agora, são exatos 470 artigos. Uma média de 47 escritos por ano, embora nunca houvesse uma exigência em relação à periodicidade de publicações. Houve tempos em que cheguei a escrever um por dia. Em outros momentos, fiquei semanas sem escrever. Tudo dependia da minha própria vontade enquanto colunista.

Desde então foram quase 350 mil acessos à coluna Visão de Mundo, com média de 740 por artigo. O menos lido deles foi "Capitalizar Para Os Pobres" (13/04/2007), com apenas dois leitores. O mais lido nesses dez anos foi "Cenourinha da Alegria" (30/03/2011), com 4.405 acessos.

Claro que são apenas números, médias, estatísticas. Não se pode medir tudo na ponta do lápis. Houve artigos que causaram grande repercussão entre os leitores, mesmo que o número de acessos não tenha necessariamente refletido o seu impacto. No ano passado, por exemplo, um dos textos mais emocionantes (porque eu escrevi emocionado e passei tal emoção para muitas pessoas) foi "O Estupro de Uma Cidade" (12/09/2014).

A participação no quadro de valorosos colunistas do Itu.com.br proporcionou-me um aprendizado sem comparações. Uma coisa é a escrita tradicional nos jornais e revistas. Outra, completamente diferente, é atuar na internet colhendo quase que imediatamente a repercussão entre os leitores, tendo a chance de dialogar com eles, pormenorizando pontos de vista e até mesmo partindo para a franca e aberta discordância.

Nestes dez anos, fui escrevendo conforme me indicava o coração. Jamais houve qualquer tipo de interferência em relação aos conteúdos por mim publicados. Nunca qualquer tipo de intervenção sobre o tamanho dos textos. Jamais fui impedido de escrever  o que quis e quando quis neste abençoado portal. Louvado seja o espírito jornalístico de verdade que sempre impregnou o trabalho da equipe Itu.com.br!

Venho, com responsabilidade, exercendo aqui (para alegria de uns e tristeza de outros) um dom sagrado que é o da escrita, complementado com muito estudo e pesquisa, horas de leitura e aprofundamento em assuntos mil. Não buscando glória pessoal, mas o maior nível de entendimento a respeito das coisas que nos cercam. Não desejando ter a última palavra ou ser o "dono da verdade", mas mostrando a quantos forem possível que algumas Verdades (com vê maiúsculo) existem sim e não podem ser ignoradas apenas por falta de conhecimento, modismos ou "achismos".

Só posso agradecer ao Itu.com.br pela parceria que completa uma década. Homem de oração que sou, sempre rezei e continuo em constante oração pelo casal Alan e Deborah e seus filhos, bem como pelos profissionais que com eles trabalham. Só posso sentir-me honrado e agradecido por fazer parte deste time, recordando-me ainda das belas coberturas do Festival SWU (2010), do Ano Nelson Werneck Sodré (2011) e da Jornada Mundial da Juventude (2013).

A todos agradeço pela abertura, pela acolhida, pela paciência, pelas críticas e pelos incentivos. Que venham outros dez anos! Enquanto estiver ao alcance das minhas possibilidades, mantenho firme o meu desejo de continuar partilhando com todos as minhas idéias, exercendo a minha profissão e instigando os leitores a pensamentos mais elaborados a respeito de tudo o que faz parte da vida humana.

Comentários