Animais

Publicado: Segunda-feira, 18 de agosto de 2014

"Valentina" - Pequena bugio ganha família adotiva no Projeto Mucky

Conheça a história da filhotinha que nasceu em Itu.

Crédito: Cinthya Santos "Valentina" - Pequena bugio ganha família adotiva no Projeto Mucky
Bugio ruivo "Valentina" sendo amamentada

Valentina é uma linda filhotinha de bugio ruivo (Alouatta guariba) que nasceu no Projeto Mucky, em Itu, e surpreendeu toda a equipe. Filha de Bambam e Barney (ainda pré-adolescentes, sendo ele vasectomizado), sua história é de drama, mas também de muito amor.

Na noite de 7 de maio, Valentina chegou de surpresa. A bióloga e tratadora Ana Rúbia, durante a ronda noturna, a encontrou caída no recinto. Bambam estava próxima, mas não conseguia identificá-la como sua filha. “Normalmente, nas famílias de bugios, as mães e os pais carregam seus filhotes nas
costas. Como Bambam chegou órfã ao Projeto, não teve esse aprendizado social. E, apesar de diversas tentativas ao longo dos dias seguintes, Bambam não conseguiu interagir com a filha”, conta a equipe.

Valentina, então, foi sendo cuidada e criada pelas tratadoras do Projeto. A macaquinha, que nasceu com 283g, desde o primeiro momento tem sido amamentada pela equipe. Agarrada ao seu macaco de pelúcia era mantida quentinha com o auxílio de uma bolsa térmica ou pelo contato físico com as tratadoras, e foi se desenvolvendo com muita saúde.

Cientes de que os primatas possuem complexas relações sociais, as tratadoras identificaram pais adotivos para a pequena, que está em pleno processo de adoção. “Os eleitos - a mamãe Castanha e o papai Baru - são jovens, mas muito cuidadosos com a pequena bugio. Juntos, os três formam uma família que promete muita bagunça e diversão, mas acima de tudo, muita união e amor”, afirma a equipe Mucky.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 29 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Leia mais: www.projetomucky.org.br

Comentários