ponto-turístico-orelhao

Tudo sobre cavalos em Itu...

Publicado: Sábado, 22 de maio de 2010 por Camila Bertolazzi

Cavalos: esporte, saúde, amizade e paixão!

Camila Bertolazzi / www.itu.com.br
Foto
Entre os esportes praticados em Itu, o Hipismo Clássico
Por Camila Bertolazzi
 
Certamente o esporte mais famoso e mais praticado em Itu é aquele que envolve o cavalo, seja ele com provas de hipismo, de baliza, de tambor, ou simplesmente a tradicional cavalgada. Itu tem um leque de passeios e esportes a cavalo muito grande. Conheça um pouco mais sobre cada um deles!
 
Os tradicionais passeios a cavalos em Itu começaram na Fazenda Pirahy, e se expandiram para a Fazenda Capoava e para a Chácara do Rosário. “O passeio a cavalo é uma atividade muito prazerosa, muito bonita. No passeio, você pode observar a natureza de um ponto de vista mais alto, e chegar a lugares nunca antes vistos. Com o tempo, o cavalo torna-se insubstituível, e você acaba entrando para o mundo dele”, comenta João Pacheco, proprietário da Chácara do Rosário. Por ser um animal apaixonante, muitas pessoas optam por ter seu próprio cavalo ou égua. Leia algumas dicas e o custo para ter o animal!
 
Com certeza, um dos eventos mais tradicionais da cidade é a Romaria de Itu a Pirapora. Nos últimos anos, o grandioso passeio tem reunido mais de 500 pessoas, que com muita fé e devoção ao Bom Jesus de Pirapora percorrem o caminho por horas em cima dos seus cavalos, charretes, bicicletas, ou vão até mesmo a pé.
 
Quem preferir algo mais do que um passeio, pode optar por praticar pólo na Fazenda Cana Verde, Hipismo Clássico no Haras Manege Querubim ou pelas tradicionais provas de tambor e baliza na Hípica Modelo. Em Itu, opções é o que não falta.
 
Três modalidades hípicas competem nos Jogos Pan Americanos e nos Jogos Olímpicos: o Salto, o Adestramento e o CCE (Concurso Completo de Equitação). Atualmente Itu está muito bem representada na prova de Salto. O cavaleiro Rodrigo Meseguer Cardoso e seu cavalo Libérios são campeões paulista, brasileiro e sul-americano. A equitação foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Paris, em 1900. E difere-se dos outros esportes olímpicos, por ser o único em que homens e mulheres competem entre si.
 
Conheça as principais raças de cavalo e a aptidão de cada uma!
 
Além de ser utilizado em práticas esportivas, o cavalo é também uma importante referência na área da saúde. Não tão conhecida no Brasil, a equoterapia vem trazendo importantes resultados para a saúde humana.
 
A presença de mulas e burros também é muito forte em Itu. Durante séculos a mula foi o principal meio de transporte da região, o que enraizou um sentimento de apego por esses animais. Muitos preferem as mulas e burros, pois são muito mais resistentes que os cavalos, mas por outro lado, são animais muito geniosos, e mais difíceis de trabalhar e de conviver.

 
>> Você sabia?

Guinness World Records/AFP
O maior e o menor cavalo do mundo foram flagrados juntos em Londres. A dupla fará parte da edição de 2008 do Livro dos Recordes. A égua Thumbelina, 9 anos, tem pouco mais de 35 cm de altura e vive em uma fazenda da cidade de Saint Louis, nos Estados Unidos. Já Radar, também de 9 anos, é um cavalo belga que tem pouco mais de 2m de altura e pesa 1,2t. O animal vive em Mount Pleasant, no Estado do Texas.

Tags: cavalo, romaria, equoterapia, cavalgada

Fotos

  • Comentários

Ranking

Notícias mais lidas

  1. 1. 5ª Cãominhada de Itu acontece em novembro

Período: últimos 7 dias