Animais

Publicado: Sexta-feira, 7 de abril de 2017

Santuário em Sorocaba recebe chimpanzé libertada por Habeas Corpus

Cecília vivia em um zoológico em Mendoza, na Argentina.

Crédito: TELAM/AFP Santuário em Sorocaba recebe chimpanzé libertada por Habeas Corpus
Chimpanzé Cecilia

Após mais de 19 anos vivendo em um cativeiro na Argentina, Cecilia, a primeira chimpanzé libertada por Habeas Corpus no mundo, chegou no dia 5 de abril em sua nova casa, o Santuário de Grandes Primatas de Sorocaba, afiliado ao Projeto GAP.  Agora, ela passará por um período de quarentena e depois será introduzida em um dos grupos dos mais de 50 chimpanzés que hoje vivem no local.

Cecília é a única sobrevivente de um grupo de quatro chimpanzés que moravam em Mendoza. Ficou sozinha depois da morte inesperada, em um curto espaço de tempo, de seus companheiros Charly e Xuxa, ficando muito depressiva. O pedido do Habeas Corpus foi feito pela ONG argentina AFADA – Associacion de Funcionarios y Abocados pelos Derechos de los Animales à Justiça do país, com argumentos que a chimpanzé é um sujeito de direito, e não um objeto, e que se encontrava em condições de cativeiro muito ruins no zoológico.

O processo correu por mais de um ano na Justiça argentina, até que a Juíza Maria Alejandra Maurício concedeu o pedido e determinou a transferência de Cecília para o santuário brasileiro. Outras tentativas de libertação de grandes primatas de cativeiros inadequados no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa por meio de um Habeas Corpus já foram e vêm sendo feitas, mas até o momento não tiveram sucesso e, por diversas razões, as transferências para os santuários não aconteceram.


O Santuário em Sorocaba

Fundado e mantido por Pedro Ynterian, o santuário de Sorocaba deu início às suas atividades no ano 2000. Atualmente abriga mais de 50 chimpanzés e mais outros 250 animais, entre felinos, ursos, pequenos primatas e aves. As instalações contam com muros, que garantem a segurança dos animais e das pessoas, e estão preparadas para o recebimento de mais primatas e outros animais que precisarem de abrigo.

"Percebo Cecilia feliz e confiante. A veterinária que a acompanhou desde Mendonza até aqui me falou que tocava só nas mãos de Cecília. Então não sabemos muito de Cecília por enquanto, mas creio que ela vai nos surpreender muito...veio de Mendonza até o Santuário tomando florais de bach! Olha o carinho com a saúde dela, e a Botica Lirio D'água a presenteou com medicamentos que precisar, sem saber deste detalhe. Esse Universo conspira a nosso favor mesmo!", contou Vania Costa Ynterian, esposa de Pedro.  

Comentários