Animais

Publicado: Sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Projeto Mucky oferece uma vida nova para o bugio "Pirata"

Primata chegou em Itu em dezembro e já fez muitos amigos.

Crédito: Carolina Gonçalves Projeto Mucky oferece uma vida nova para o bugio "Pirata"
Bugio "Pirata" se recupera em Itu

O Projeto Mucky recebeu, no dia 19 de dezembro, mais um filhote de bugio ruivo (Alouatta guariba) com uma história de vida sofrida. Com pouco mais de seis meses, o primata que ganhou o nome de “Pirata” veio encaminhado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Ibiúna/SP, onde estava desde 22 de setembro, após ter sido socorrido por um morador local.

Pirata foi encontrado em uma área de lavoura, e não se sabe bem sua história. Pode ter sido vítima de ataque de cães ou mesmo de pessoas. Magro, cheio de feridas, com uma fratura exposta na perna, a cabeça perfurada e o olho direito ulcerado, o pequeno teve de ser medicado e cuidado pela equipe de veterinárias do CCZ. Hoje ele está saudável, apesar de não ter mais a visão do olho machucado.

No Projeto Mucky, o bugiozinho encontrou a promessa de uma nova vida entre seus iguais. “Pirata brinca, vocaliza, conversa com outros primatinhas e está feliz porque encontrou muitos amigos e uma acolhida carinhosa”, conta a equipe Mucky.

Com a esperança renovada em conseguir material e mão de obra para a construção de um bom viveiro para o mais novo xodozinho da entidade, a equipe está trabalhando duro para garantir a ele uma vida melhor, com dignidade e saúde.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 29 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Comentários