Animais

Publicado: Terça-feira, 24 de novembro de 2015

Projeto Mucky acolhe dois novos saguis de tufo branco

"Alho" e "Poró" foram resgatados em São João da Boa Vista.

Crédito: Amanda Mageste Projeto Mucky acolhe dois novos saguis de tufo branco
Saguizinhos "Alho" e "Poró"

Em outubro, o Projeto Mucky recebeu mais dois moradores especiais: os saguis de tufo branco “Alho” e “Poró”.

Os dois macaquinhos foram vistos soltos em um bairro em São João da Boa Vista (SP) e iam sozinhos, de casa em casa, procurar por alimentos. De acordo com relatos de moradores da região, uma pessoa havia visto os animais serem vendidos às margens de uma rodovia, ficou penalizada, comprou e soltou os dois em uma área com árvores na cidade.

Os saguis eram alimentados por diversos vizinhos, até descobrirem uma casa com árvores frutíferas. Passaram, então, a frequentar o local, que era a residência de uma veterinária. Os macaquinhos ficaram uma semana desaparecidos e, após voltarem, a veterinária percebeu que um deles, o “Poró”, estava tremendo, com o braço esquerdo encolhido e com um edema no local.

Levado para a Clínica, seguindo orientações da equipe Mucky, constatou-se que o pequeno sagui estava com uma fratura no pulso e miíase no cotovelo esquerdo. Os dois animais estavam com alopecia em diversas partes do corpo. “Poró” foi medicado e imobilizado. Após sua recuperação e por intervenção da Procuradoria Geral da União, os dois macaquinhos foram encaminhados pela Polícia Ambiental ao Projeto Mucky, em Itu.

“Aqui, estão bem felizes. ‘Poró’ já namora a Mutuca e o ‘Alho’ está de olho nas macaquinhas ainda solteiras”, conta a equipe Mucky.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 30 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Leia mais: www.projetomucky.org.br

Comentários