Animais

Publicado: Quarta-feira, 25 de março de 2015

Páscoa - Não presenteie seu pet com chocolates!

"Mimo" é prejudicial à saúde dos bichinhos.

Páscoa - Não presenteie seu pet com chocolates!
Mercado pet já oferece chocolates próprios para o consumo de animais de estimação

Liso, crocante, trufado, ao leite, amargo, preto ou branco... Muitas são as opções de ovos de Páscoa que alegram crianças e adultos. Mas, se abusar do doce já pode trazer complicações ao organismo dos humanos, imagine então o que pode fazer de mal para um animal.

Diferentemente do homem, os cães e gatos não têm facilidade para excluir de seus organismos a teobromina (composto químico do chocolate), uma substância similar à cafeína que pode levar os pets a terem quadros de intoxicação.

“O chocolate que nós consumimos é tóxico para cães e gatos. Um dos maiores problemas é que, ao provar um pequeno pedaço de chocolate, se ele tiver a chance de "roubar" um ovo, barra, bombons, enfim, especialmente nesta época da Páscoa, ele vai comer até acabar com o chocolate. E assim, ingerindo uma grande quantidade, que pode atingir níveis de toxicidade”, explica a médica veterinária, Fernanda Maria Lopes Kubitza.

Se o animal ingerir a teobromina na dose de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal poderá ficar intoxicado. "Isso equivale a ingerir 600 ml de leite achocolatado para um cachorro de nove quilos, porém uma quantidade de apenas 56 a 170 gramas de chocolate dependendo do tipo e marca.", conta a Dra. Denise de Fátima Rodrigues, da Clínica Veterinária Malucão.

Hoje em dia, o mercado pet já possui chocolate próprio para o consumo de pets, exatamente para ajudar em casos como aqueles em que a carinha de “pidão” deles é irresistível. Mesmo assim, muitos donos ainda acham engraçado observar seus animais se lambuzando com o doce. No entanto, a cena pode se alterar para casos preocupantes de saúde.

Segundo Fernanda, os sinais apresentados pelos bichos de estimação em um quadro de intoxicação por chocolate são distúrbios gastro-intestinais, como vômito e diarréia, e também excitação, tremores, taquicardia, ingestão excessiva de água, e convulsão, havendo possibilidade do pet ir a óbito. Os sintomas costumam surgir entre 6 a 12 horas após a ingestão do doce, ou ainda até três dias após.

“É difícil dizer a quantidade de chocolate mínima necessária para o animal apresentar sinais de intoxicação. Isso porque os chocolates possuem diferentes proporções de teobromina. Por exemplo, o chocolate amargo possui mais que o ao leite que, por sua vez, possui mais que o chocolate branco. Além disso, a dose tóxica (que gira em torno de 100mg teobromina/ kg peso animal) tem total influencia no porte do cão. Um Yorkshire pode se intoxicar muito mais facilmente com um pedaço de chocolate amargo do que um Labrador com uma barra de chocolate ao leite, por exemplo”, esclarece Fernanda.

Ao perceber que algo está estranho com seu bicho de estimação, a melhor ação ainda é levar o pet ao veterinário. “Caso o proprietário note o animal ingerindo o chocolate, o melhor a fazer é induzir o vômito, evitando, assim, que haja absorção do chocolate. Um das maneiras de provocar o vômito é administrar, por via oral, água oxigenada (3%), na dose de 1 a 5ml/kg, não excedendo 40ml em cães e 10ml em gatos. Caso o animal tenha ingerido o chocolate há mais de uma ou duas horas, esta ação pode ser ineficaz, sendo recomendado levá-lo ao veterinário, que poderá fazer uma lavagem estomacal ou administrar carvão ativado, por exemplo. Caso o animal esteja apresentando sinais neurológicos, como tremores e convulsão, é fundamental levá-lo imediatamente ao veterinário, e não perder tempo tentando induzir o vômito, que não terá efeito algum”, afirma Fernanda.

Suspender qualquer tipo de alimentação e água também é indicado nesse caso, segundo a médica veterinária Daniela Campana Ariza, proprietária da Ariza Pet Shop.

Os Dentes

Os dentes dos pets também podem sentir os efeitos do consumo de açúcares e gordura dos doces. Sendo uma área muito delicada do corpo do animal, precisa de muita atenção por parte dos donos. Afinal, dores de dente podem implicar em comportamentos incomuns por parte dos bichos. “Com a dor, na maioria das vezes, o animal para de se alimentar, ocorre uma intensa salivação e, muitas vezes, febre e até sintomas de agressividade”, afirma Daniela.

Apesar de não ser comum em cães e gatos, a temida cárie pode aparecer e causar diversos problemas. A dificuldade em observar os dentes dos bichos no dia a dia causa a demora da constatação da doença, levando a necessidade de extração dos mesmos. Para a veterinária Fernanda, oferecer alimentos como bolachas, doces, sorvetes, chocolates e pães, que não sejam próprios para animais, é um erro. Estes alimentos favorecem a manifestação da cárie, que ocorre quando uma série de fatores acontece simultaneamente, como diminuição do pH da boca, presença de bactérias que causam cárie e falta de higiene oral.

“Muitas vezes só notamos cárie nos dentes dos animais quando estes estão passando por procedimento odontológico sob anestesia, então conseguimos examinar detalhadamente cada dente, inclusive fazendo radiografia orais. E na maioria das vezes a cárie já está avançada, o dente com perda muito acentuada de estrutura, sem possibilidade de preservar o dente, sendo necessária a sua extração”, conta a médica veterinária Fernanda.

Uma boa maneira de perceber um problema bucal nos bichos é pela presença do mau hálito. Segundo Fernanda, cerca de 80% dos cães e gatos adultos apresentam algum problema da cavidade oral. “É importante que o proprietário crie uma rotina de manipulação e inspeção do seu pet, regularmente, incluindo a inspeção oral. Nada melhor que promover a saúde da boca do animal através da escovação dental diária, e desta maneira o proprietário estará sempre atento a qualquer alteração na boca, seja a gengiva inflamada, um dente com mobilidade, um aumento de volume no lábio, gengiva ou língua, alteração de cor em um dente ou no céu da boca, por exemplo”, elucida.

"Geengivas muito vermelhas e que sangram com facilidade ou presença de tártaro aderido aos dentes, também são sinais de problemas", alerta a Dra. Denise.

Os cuidados com a saúde da boca dos animais devem ser constantes. Pensando nisso, o Clube de Cãompo está desenvolvendo um trabalho em conjunto com a médica veterinária Fernanda para oferecer o serviço de adestramento odontológico em Itu, focado na obediê

Comentários