Animais

Publicado: Quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Obesidade Canina: Clube de Cãompo dá dicas para combater o problema

Saiba se o pet está acima do peso!

Obesidade Canina: Clube de Cãompo dá dicas para combater o problema
Espaços como o Clube de Cãompo, hotel fazenda exclusivo para cachorros, oferecem as atividades que fazem o cachorro se movimentar

Cada vez mais cresce o número de cães obesos, o que pode acarretar problemas de saúde, trazendo consequências graves para o animal. Sabendo disso, o Clube de Cãompo oferece dicas para combater e evitar o problema.

A obesidade é a doença nutricional mais frequente em cães e gatos. “Em média, 25% dos cães de companhia e 12% dos felinos domésticos são obesos. Estima-se que, se um cão ou um gato consumir regularmente 1% mais calorias que o necessário, ele ficará quase 25% acima do peso na meia-idade,” afirma o veterinário, Aldo Macellaro Júnior.

Alimentação errada

Pelo fato de serem domesticados pelo homem, muitas vezes os cães são alimentados com os mesmos alimentos sendo que o ideal é fornecer somente ração própria e de boa qualidade. Isto porque estas rações já são balanceadas com todos os nutrientes que o pet precisa para ter uma alimentação saudável, além da praticidade e da facilidade de se estabelecer uma quantidade ideal de consumo diário.

Os estilos de vida sedentária dos modernos animais de estimação e seus proprietários também podem desempenhar um papel no desenvolvimento da obesidade. A maioria dos animais é obesa devido à superalimentação induzida pelo proprietário e pela quantidade inferior de exercícios. Quanto à alimentação, alimentos que contém açúcar ou principalmente chocolate são proibidos. Uma dica é utilizar petiscos saudáveis, como frutas não ácidas, talos de vegetais como cenoura ou brócolis, para substituir os petiscos industrializados.

Cão que se movimenta é cão saudável

Cães que não têm a companhia de outro animal ou espaço suficiente para correr e brincar tem maior chance de desenvolver a obesidade, pois não gastam energia. Neste caso é facilmente corrigida com passeios diários ou brinquedos e atividades que façam o cachorro se movimentar e, assim, gastar calorias. O agility e a natação são ótimas opções para combater o sedentarismo.

Espaços como o Clube de Cãompo, hotel fazenda exclusivo para cachorros, oferecem as atividades. Segundo o veterinário e proprietário do clube, Aldo Macellaro Júnior, o agility é uma ótima oportunidade para o cão melhorar seu condicionamento físico e agilidade, superando um circuito de obstáculos, túneis, estacas em zigue-zague e pneus. A natação também é ideal para cães com sobrepeso, pois além de promover um grande gasto calórico, não promove impacto nas articulações.

O Clube recebe, inclusive, cães que já estão obesos, oferecendo, além do agility e a natação, passeios e lazer monitorados, socialização quando possível e alimentação específica para perda de peso. “A perda de peso deve ser lenta e gradual, é necessário uma mudança de hábito e tempo para obter a forma física necessária para ele levar uma vida tranquila e saudável. É importante frisar que antes de iniciar uma dieta ou programa de exercícios, o cão tem sempre que passar por um check up com seu veterinário de confiança.”

Como perceber se o pet está acima do peso?*

> Muito abaixo do Peso

Costelas – Facilmente palpáveis, sem a cobertura da camada de gordura.

Base da Cauda – Ossos proeminentes sem a cobertura de camada de gordura.

Vista Lateral – Silhueta abdominal muito pronunciada.

Vista de Cima – Formato de ampulheta acentuadamente pronunciada.

> Abaixo do peso

Costelas – Facilmente palpáveis, sob uma fina camada de gordura.

Base da Cauda – Ossos proeminentes sob uma discreta camada de gordura.

Vista Lateral – Contorno abdominal.

Vista de Cima – Formato de ampulheta pronunciada.

> Peso ideal

Costelas – Facilmente palpáveis sob uma discreta camada de gordura.

Base da Cauda – Contorno suave, com discreta camada de gordura.

Vista Lateral – Contorno abdominal visível.

Vista de Cima – Cintura proporcional.

> Acima do peso

Costelas – Difícil palpá-las sob camada moderada de gordura.

Base da Cauda – Um pouco grossa, mas com ossos papáveis sob uma camada moderada de gordura.

Vista Lateral – Sem contorno abdominal.

Vista de Cima – Superfície dorsal mais longa na cintura.

> Obeso

Costelas – Difícil palpá-las sob camada espessa de gordura.

Base da Cauda – Grossa e de difícil palpação sob camada espessa de gordura.

Vista Lateral – Sem cintura, com gordura pendendo do abdômen.

Vista de Cima – Superfície dorsal acentuadamente mais larga.

* Dados baseados em análise escore de composição corporal, através do sistema de 5 pontos, a partir de critérios propostos por Burkholder. (2000)

Consequências da obesidade

Problemas cardíacos: O coração é um órgão bastante afetado pela obesidade. O coração tem de aumentar a sua capacidade de distribuição de sangue a muitos mais sítios que se foram criando com a acumulação de massa. Como o sangue tem de percorrer caminhos mais longos, a força ou pressão com que é bombeado tem de aumentar.

Problemas respiratórios: Num cão obeso os pulmões têm menos espaço para se encherem de ar e têm em contrapartida de aumentar a sua capacidade de captação de oxigênio para fornecer ar ao maior número de células no corpo.

Problemas gastrointestinais: Diarreia e o aumento da flatulência ocorrem mais frequentemente em cães obesos, situação que não é agradável nem para o cão e nem para o dono.

Diabete: Doença sem cura que pode obrigar a injeções diárias e pode levar à cegueira. A incapacidade de produção de insulina para processar os níveis aumentados de açúcar está por detrás do desenvolvimento de diabetes.

As doenças articulares podem ser agravadas: A artrite, por exemplo, provoca dores intensas e pode se desenvolver devido ao aumento da pressão sobre joelhos e cotovelos.

Sobre o Clube de Cãompo

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado em Itu, há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verda

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários