Animais

Publicado: Sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Equipe brasileira participa do Campeonato Mundial de Agility na Suécia

12 duplas estarão presentes na competição em outubro.

Equipe brasileira participa do Campeonato Mundial de Agility na Suécia

A seleção brasileira de Agility está pronta para participar da mais importante competição do esporte de obstáculos para cães. A 23º edição do Campeonato Mundial de Agility da Fédération Cynologique Internationale (FCI) contará com 12 duplas do Brasil e acontece entre os dias 4 a 7 de outubro, na arena de Kristianstad, na Suécia.

O campeonato da FCI reúne os melhores cães e condutores de mais de 40 países, que irão competir pelo título em diferentes categorias, dependendo do tamanho do animal: Mini (até 35 cm), Midi (até 43 cm) e Standard (mais que 43 cm).

O esporte é praticado tanto pelo cão como o seu condutor, no qual a dupla deve completar um percurso de obstáculos, com o objetivo de terminar a prova sem cometer infrações e no menor tempo possível.

As 12 duplas que representam o Brasil são divididas entre os Estados de São Paulo, Pernambuco e Paraná. Duas duplas da equipe Clube de Cãompo Agility Team, de Itu, passaram na seletiva para a competição, mas decidiram não participar dessa edição. Sendo assim, a lista dos competidores ficou: 

Categoria Mini: Leandro Gandini e Apple (Parson Russell Terrier) – SP; Audrei Fernandes e Theo (Pincher) – SP; Ana Cecilia Rocha e Sookie (Papillon) – PR; e JL Lage-Marques e Tiss (Pastor de Shetland) – SP;

Categoria Midi: José Luiz e Bina (Border Collie) – SP; Felipe Minet e Corah (Mudi) – PR; Vivyane Specian e Jem (Pastor de Shetland) – SP; e Marcela Françoso e Finwe (Pastor dos Pirineus) – SP;

Categoria Standard: Alexandre Borges e Eva (Border Collie) – PE; Marcela Checchia e Angel (Border Collie) – SP; Moabe Ordonio e Rayva (Border Collie) – PE; e Ricardo Tubaldini e Flora (Border Collie) – SP.

“Um pódio nessa competição é o maior desejo de todos nós, agilitistas brasileiros, pois sabemos da dificuldade e determinação para estarmos entre os melhores do mundo. É uma competição extremamente concorrida porque não basta apenas zerar, precisa finalizar o percurso com tempo muito baixo. O índice de erros nessa competição é muito pequeno devido as duplas serem rápidas e com técnicas de fundamentos excelentes”, conta a atleta que está no seu quinto mundial, Vivyane Specian.

A competição terá transmissão ao vivo para o mundo inteiro e acontecerá em uma arena com capacidade total para cinco mil pessoas.

Agility no Brasil

O Brasil conta com 61 centros de treinamentos distribuídos em vários estados. Hoje, aproximadamente 200 duplas competem nos campeonatos nacionais e internacionais.
Mesmo sem apoio oficial e patrocínios, as equipes brasileiras já trazem bons resultados em competições pelo mundo, com os seguintes títulos:

▸ Campeão Mundial Standard por equipes em 2002
▸ 3º Lugar Midi por equipes em 2007
▸ Campeão Mundial Standard por equipes em 2008
▸ Campeão Mundial Mini por equipes em 2008
▸ 3º Lugar Midi por equipes em 2014
▸ 3º Lugar Mini individual em 2015

Benefícios para todos

Qualquer cão, seja ou não de raça, pode praticar o Agility, desde que tenha condições de saúde para isso. O esporte é benéfico tanto para os cães como para seus donos, não só fisicamente, mas também para o bom relacionamento entre ambos.

O Agility é vantajoso para o adestramento dos cachorros, já que é necessário que aprendam e entendam as ordens do condutor.

“O agility desenvolve no cão uma interação com seu dono, através dos ensinamentos e contato que temos diariamente, traz benefícios à saúde tanto do cão quando do condutor, porque desenvolve o treinamento físico melhorando a resistência e desempenho de ambos”, explica Vivyane.

Agility em Itu

O Clube de Cãompo é um dos únicos espaços do Estado de São Paulo que sedia importantes campeonatos de agility no Brasil, sendo o único da América Latina a se tornar conhecido pelos praticantes desse esporte no mundo. O hotel fazenda para cães apresenta um histórico singular de eventos recebidos, entre eles o campeonato Américas & Caribe. A empresa fica localizada na Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto) - km 95 - Itu/SP. Mais informações e agendamentos pelos telefones (11) 4024-6914 / (11) 99968-4729 / 30*16918. 

Serviço:
23º Campeonato Mundial da FCI 2018
Data: 4 a 7 de outubro
Local: Arena de Kristianstad, Suécia

Comentários