Animais

Publicado: Quinta-feira, 19 de março de 2015

Em 2015, Itu sedia evento internacional e final do Paulista de Agility

Duplas do Clube de Cãompo treinam forte para as competições.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Em 2015, Itu sedia evento internacional e final do Paulista de Agility
Marilu treina na sede do Clube de Cãompo em Itu

Centenas de cães-atletas vão invadir Itu em 2015! A cidade sedia dois grandes eventos de agility neste ano, trazendo centenas de competidores e turistas para assistir as performances das melhores duplas nacionais e internacionais do esporte, em terra ituana.

Em março, acontece a grande final da VII Copa Paulista de Agility, premiando os melhores do estado. O evento promete esquentar as pistas da Terra dos Exageros para receber, no mês seguinte, o Pan-Americano da modalidade, a XV Copa Américas & Caribe.

A última etapa da Copa Paulista será realizada no dia 28 de março (sábado), no campo do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Itu (SISMI), das 8 às 18 horas. Veja a localização do evento! A entrada será franca e o evento é uma ótima opção para passear com a família e amigos. 

Já a "Copa Américas & Caribe" ocorre entre os dias 15 e 19 de abril, no Clube de Cãompo, com a presença de 11 países no total de 300 atletas. Com 60.000 m² de área, o Clube é hoje um dos lugares mais completos do país para receber competições internacionais da modalidade. Referência em hospedagem e atividades de lazer para cães, o Clube é especializado em agility e recebe campeonatos estaduais e nacionais desde 2002.

Duplas do Clube de Cãompo

E para se destacarem nas competições, as duplas do Clube de Cãompo estão treinando forte suas habilidades. O adestrador Alexandre Zanetti compete com "Mel", de 6 anos e "Marilu", de 1 ano e seis meses. Apesar da diferença de idade, elas têm muitas coisas em comum: ambas são cadelas da raça Border Collie e compartilham o gosto pelo esporte e a disciplina para ganhar medalhas.

Para o Américas & Caribe, uma das maiores competições da modalidade, Mel e Marilu seguem um rigoroso cronograma de treinamento no Clube de Cãompo, que inclui exercícios alternados de três a quatro vezes por semana, acompanhadas por um experiente treinador, responsável por elaborar as atividades a cada semana.

De acordo com o veterinário Aldo Macellaro Jr., idealizador do Clube de Cãompo, o treinamento alterna exercícios que trabalham diferentes grupos musculares e habilidades que as provas requerem. “Em um dia, o cão foca em saltos, principalmente na altura que é exigida dentro da categoria que participam”, diz. Este ano, Mel e Marilu competem na categoria “Grau 1”, que exige saltos de 65 cm de altura. “Além de treinar saltos, há exercícios de condução, corrida e posicionamento do condutor”, explica Aldo.

No segundo dia de treinamento, que pode não ser sequencial, são trabalhadas as entradas e saídas de túneis, que exigem velocidade e precisão, além do slalom, exercício composto por finas barras verticais dispostas uma à frente da outra, exigindo um percurso em zigue-zague, que requer bastante atenção nas entradas e saídas.

No terceiro dia, o cão passa por exercícios em zona de contato, como gangorra, passarela e rampa A, que demandam precisão e concentração, pois a mínima falta é determinante para colocar um cão no pódio. “Há também o treino em pista, que coloca o cão-atleta em situação de prova e mostra onde é necessário treinar mais para que não haja erros no dia da competição”, explica Macellaro. Os treinos têm duração de 30 minutos/aula e são realizados no começo da manhã, ou ao final da tarde, para que não haja desgaste do cão, nem de seu condutor.

Serviço:

VII Copa Paulista de Agility
Data: 28 de março (sábado)
Horário: das 8 às 18h
Entrada Franca
Local: SISMI - rua Irmãos Micai, 200, bairro Nossa Senhora da Candelária - Itu/SP - continuação da rua Cecília Meneguini de Matos. Veja a localização no Google Maps!
Patrocínio: Cane Care e Vita Classic

XV Copa Américas & Caribe
Data: de 15 a 19 de abril
Local: Clube de Cãompo - Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto) - km 95 - Itu/SP

Comentários