Animais

Publicado: Terça-feira, 21 de maio de 2013

Descontração e habilidade marcam final do Brasileiro de Agility 2013

Evento ocorreu no Clube de Cãompo, em Itu.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Descontração e habilidade marcam final do Brasileiro de Agility 2013
Público acompanhou um show de habilidade das duplas de agility

Veja as fotos desta notícia no Flickr

As etapas finais do Campeonato Brasileiro de Agility 2013 foram marcadas pelo show de habilidade e pela descontração das 129 duplas que competiram nos dias 18 e 19 de maio, no Hotel Fazenda Clube de Cãompo. O evento trata-se do mais importante do país relacionado a esportes com pets e reuniu duas mil pessoas em Itu.

Os visitantes contaram com praça de alimentação, assentos cobertos, stands com vendas de produtos pets de várias marcas, e uma série de palestras gratuitas, além de muita animação com a discotecagem ao vivo feita pelo engenheiro de áudio e dj da Yamaha Musical, Aldo Werner.

No dia 18, a primeira palestra foi com a doutora Fernanda Lopes, especialista em Odontologia Veterinária, que abordou "O passo a passo da escovação". A seguinte apresentação foi da “bichoterapeuta” Luiza Cervenka, do programa Claquete da Band, que palestrou sobre a “Evolução da amizade entre humanos e cães”. E para terminar o dia, a anestesista veterinária, Mariana Agostino, falou sobre os mitos da anestesia.

O domingo, dia 19, teve a palestra da especialista em felinos, doutora Vanessa Zimbres, que explicou “O gato como ele é”. Já o professor doutor especialista em Medicina Esportiva Veterinária, Antonio Raphael Neto, da UnB, falou sobre a “Fisiologia do esforço”. Já na última palestra do evento, o doutor José Francisco Saito, especialista em Ortopedia Veterinária, trataou sobre a “Ortopedia veterinária e esportes”.

A Associação de Socorro e Proteção dos Animais de Itu (ASPA) também esteve presente com um stand para adoção de animais e venda de camisetas da organização. Todos os animais levados para o local receberam um novo lar.

“É muito gratificante fazer parte de uma competição como esta e ficamos muito felizes em poder contribuir para que este esporte tenha cada vez mais repercussão”, afirma o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Jr.
 

Descontração e habilidade marcam final do Brasileiro de Agility 2013

Premiação

Durante a premiação final, realizada na tarde do domingo, os competidores demostraram descontração total e muita animação. Após receberem as medalhas e os troféus, alguns vencedores foram surpreendidos com um verdadeiro banho d'água. Apesar da surpresa, a ação entre amigos gerou sorrisos, encerrando a competição em clima de amizade.

Confira a lista dos vencedores!
 

Descontração e habilidade marcam final do Brasileiro de Agility 2013

Emoção

No domingo, a emoção também marcou o fim do evento. A experiente Katia Cilene da Silva competiu pela última vez em dupla com a Pastor de Shetland "Candy". Ao terminar a pista, Katia e Candy receberam muitos aplausos dos presentes, encerrando uma história de muitas conquistas. A competidora não conseguiu segurar as lágrimas e agradeceu o carinho do público e dos amigos.

Desde 2007 as duas participavam de provas de agility, ganhando muitas medalhas no Brasil e no exterior. "Ela está bem, daria para continuar, mas eu acho que é hora de parar, senti que ela agora está precisando descansar, não ficar treinando. E eu tenho mais três cães competindo. Ela também já ganhou tudo o que podia", contou emocionada.

Com 10 anos e 8 meses, Candy carrega no currículo várias vitórias. Em 2008 foi campeã individual e por time na Argentina, e campeã mundial na Finlândia. É campeã brasileira; tricampeã paulista; bicampeã sul-americana entre outras conquistas.

"Eu amo muito ela. Tenho só que agradecê-la. Quando eu entrei na última pista veio um filme de todos esses anos competindo", declarou Katia.
 

Descontração e habilidade marcam final do Brasileiro de Agility 2013

Tyson e eu

O dia também foi de autógrafos para Fábio Rogério Bombardello de Oliveira. O autor do livro infantil "Tyson e eu" esteve no Clube de Cãompo para divulgar sua obra. O trabalho, inspirado no livro "Marley e eu", foi lançado neste ano e conta a história de amizade entre Fábio e seu labrador.

Esbanjando simpatia, o jovem que tem Síndrome de Down distribuiu autógrafos e fez questão de agradecer a oportunidade de demonstrar seu feito na cidade.


O Agility

O Agility é uma modalidade baseada em provas hípicas, praticada por duplas formadas pelo cão e seu condutor, com o objetivo de percorrer uma pista composta por diferentes obstáculos, em menor tempo e com menor número de faltas. Como é preciso ser rápido e cuidadoso para não cometer erros, como derrubar barras ou refugar obstáculos, ele é considerado um esporte de habilidade.

Além de competitivo, traz benefícios ligados à saúde e ao comportamento dos animais, se tornando também uma boa oportunidade para incentivar humanos sedentários à prática esportiva ao ar livre e em ótima companhia. Uma das regras que mais encanta nesta modalidade é não poder tocar no animal, nem prendê-lo por guias e coleiras durante o percurso, dessa forma é possível notar o entrosamento que existe entre o dono e seu cão.

Leia mais:
www.clubedecaompo.com.br
www.clubedecaompo.com.br/agility
Acesse a página Agility Brasil no Facebook!

Comentários