Animais

Publicado: Quinta-feira, 28 de março de 2013

De olho neles! Cuidado com o atendimento em Pet Shops

Saiba como evitar que seu pet sofra com negligências!

Crédito: www.itu.com.br De olho neles! Cuidado com o atendimento em Pet Shops
Antes de levar seu animal a um Pet Shop, procure conhecer bem o local!

Por Jéssica Ferrari

Quando você procura um Pet Shop espera que seu animal receba um atendimento correto, com atenção e carinho por parte dos funcionários. Porém, nem todos os lugares oferecem essa qualidade no atendimento. Os motivos são muitos: desde gente que trabalha nessa área e nem sequer gosta dos bichinhos, como também a constatação da falta de qualificação em alguns profissionais, o que faz toda a diferença na hora de cuidar dos animais. “Sem ter o mínino de preparo, essas pessoas podem causar vários danos e riscos para os pets.”, alerta Daniela Campana, proprietária da Ariza Pet Shop.

Segundo a veterinária são muitos os serviços que esse tipo de local pode oferecer, entre eles a comercialização de acessórios e produtos de higiene, alimentação, petiscos, medicamentos, venda de animais, serviços de estética como banho e tosa, hidratação, cauterização e diversas outras opções, que necessitam de habilidade e preparo por parte dos funcionários.

“Acho uma pena existirem pessoas não capacitadas ingressando nessa área. Esse é um tipo de serviço onde precisamos muito de pessoas qualificadas, preparadas e muito bem habilitadas, para desenvolverem a função.”, conta Daniela.

Gostar dos animais é fundamental, porém para a veterinária não basta. “Para ser um bom profissional hoje em dia há diversos tipos de cursos. Neles, uma pessoa sem experiência pode obter um melhor resultado antes de ingressar nesta área.”.

Saber escolher um bom Pet Shop também começa pela conhecida “primeira impressão”, que nesse caso vale e muito. “O local deve ser limpo, arejado, amplo e o seu bichinho deve se sentir bem em frequentar este ambiente. Os cães, por exemplo, que tomam banho semanalmente, na maioria das vezes, se bem cuidados e tratados com respeito, gostam e se identificam com as pessoas que cuidam deles, demonstrando afeto e segurança, fazendo festa, abanando a cauda e muitas vezes interagindo bem de uma forma carinhosa.”, explica Daniela.

Antes de levar seu animal de estimação a um Pet Shop, Daniela dá a dica: “Procure conhecer bem o local, verifique se existe amor e respeito por eles neste ambiente. Converse com a equipe de trabalho, identifique-se com o profissional que irá cuidar do seu bichinho e mantenha um elo com a equipe toda, pois assim qualquer diferença ou alteração com o animal, eles irão lhe informar".

Denúncias!

Apesar do Pet Shop ser um tipo de estabelecimento que pode ser aberto por qualquer pessoa, é fundamental (no caso dos paulistas) que o estabelecimento tenha registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de São Paulo (CRMV-SP) e um médico veterinário como responsável técnico. “Não apenas os Pet Shops, mas casas de ração, salões de banho e tosa e qualquer outro estabelecimento ligado à atividade veterinária.”, afirma o CRMV-SP. 

Ainda segundo o Conselho, esse profissional é responsável por oferecer segurança ao animal, caso haja algum acidente durante a tosa, por verificar a ocorrência de zoonoses (doenças transmitidas de animais para o homem e vice-versa) e comunicar às autoridades, impedindo que outros animais contraiam a doença. Também por orientar o correto descarte de material orgânico da tosa e água do banho (o descarte incorreto pode gerar poluição ao meio ambiente), e por orientar o armazenamento correto das rações. 

O CRMV-SP é responsável por fiscalizar e coibir o exercício irregular das profissões de médico veterinário e zootecnista. Por isso, se o estabelecimento não possuir registro no Conselho ou existirem negligências por parte do médico veterinário responsável pelo local você pode denunciar! 

“Nesse caso, a denúncia deve ser encaminhada por escrito, com identificação e assinatura do denunciante e com algum tipo de prova ou indicativo de prova. Caso a denúncia seja relacionada à estrutura da clínica ou a qualquer outro assunto, o Conselho orienta o denunciante a procurar os órgãos responsáveis. Se a denúncia for relacionada ao exercício ilegal da profissão, o Conselho encaminha ao Ministério Público e à Polícia Civil. Nesse caso, a denúncia também deve ser encaminhada por escrito e com identificação do denunciante.”, explica o CRMV-SP. 

Conheça o site do CRMV-SP!

Leia mais: www.itu.com.br/conteudo/detalhe.asp?cod_conteudo=19838

Comentários