Animais

Publicado: Segunda-feira, 9 de março de 2015

Conheça "Taiô", um saguizinho precioso acolhido pelo Projeto Mucky

Macaquinho foi resgatado em São João da Boa Vista.

Crédito: Amanda Mageste Conheça "Taiô", um saguizinho precioso acolhido pelo Projeto Mucky
"Taiô" é um sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita)

No final de janeiro, o Projeto Mucky recebeu um morador desses que são uma peça rara, o “Taiô”. Este precioso macaquinho é de uma espécie diferente, trata-se de um sagui-da-serra-escuro (Callithrix aurita), encontrado apenas nas matas do leste de São Paulo e do Rio de Janeiro, assim como nas áreas limítrofes desses estados e de Minas Gerais.

“Taiô” foi resgatado em uma rodovia de São João da Boa Vista (SP), onde se encontrava magro, apático e desidratado, apresentando queimaduras em seus pés e mãos. Levado até a clínica do médico veterinário André Luis B. de Freitas, o macaquinho recebeu os devidos cuidados e após dois dias de recuperação foi transportado pela Polícia Ambiental do município até a Instituição em Itu.

A história de “Taiô” é o reflexo de uma condição que todos os saguis-da-serra-escuros enfrentam. Essa espécie é classificada como vulnerável pela IUCN (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza), isso porque suas populações são muito pequenas e seguem diminuindo. As florestas onde vivem foram devastadas e o seu alimento na natureza é escasso.

“Taiô veio nos contar a história dos saguis-da-serra-escuros, mas cabe a nós, seres humanos, lutar contra as más expectativas e construir um desfecho justo e feliz para essa espécie”, alerta a equipe Mucky.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 29 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Leia mais: www.projetomucky.org.br

Comentários