Animais

Publicado: Sexta-feira, 20 de março de 2015

Cerimônia oficializa inauguração da sede do Canil Municipal de Itu

Evento reuniu autoridades no Parque Ecológico Taboão.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Cerimônia oficializa inauguração da sede do Canil Municipal de Itu
Autoridades prestigiam inauguração do Canil Municipal de Itu

Veja as fotos desta notícia no Flickr

A sede do Canil Municipal de Itu foi inaugurada na manhã de 20 de março, com uma cerimônia especial realizada nas dependências do Parque Ecológico Taboão (Bairro Itu Novo Centro), que na data foi entregue à população.

Após a inauguração da placa, os presentes puderam conhecer a estrutura do canil e os sete cães que participam do projeto. A sede conta hoje com os hottweilers “Krow” e “Turbo”; os labradores “Lessie” e “Bradock”; os pastores belgas malinois “Laika” e “Thor”; e o pastor alemão black “Fuzil”.

Em seu discurso, o Coronel Marco Antonio Augusto, Secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, falou sobre a importância deste serviço para a cidade e agradeceu o trabalho da Marinha do Brasil, que promoveu a capacitação dos GCMs e adestrou os cachorros do projeto. “Homem, animal, viatura e comunicação. Um quarteto composto que, junto com a tecnologia hoje colocada aqui no nosso município através do videomonitoramento, e da comunicação digital, vai buscar melhor atender a comunidade ituana e assim fazer frente ao combate à criminalidade e a violência”, destacou.

O Canil

A sede do canil possui 154,25 m² de área construída, numa área total de 257,6 m², e conta com garagem para duas viaturas, recepção, depósito, almoxarifado, sala para veterinário, banheiros, 10 baias para 10 cães e área aberta e coberta para treinamento dos animais.

De responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), o Canil Municipal de Itu possui sete cães e cinco GCMs que participaram inclusive do Curso Especial de Adestramento de Cães de Guerra, promovido pela Companhia de Defesa Química, Biológica e Nuclear de Aramar (Marinha do Brasil).

Os cães atuam em missões de patrulhamento dos espaços e dos prédios públicos municipais, no auxílio à segurança do parque, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio às atividades da Defesa Civil, demonstrações de cunho educacional, recreativos e divulgação institucional, em apoio a órgãos policiais de Segurança Pública, provas oficiais de trabalho, estrutura e habilidade em cinofilia e cinotécnia, formaturas e desfiles de caráter cívico-militar, detecção de entorpecentes, armamentos, pessoas e animais, além de servirem como apoio e instrumento terapêutico de reabilitação física e/ou psicológica.

Comentários