Animais

Publicado: Terça-feira, 1 de setembro de 2015

Canil da GCM faz apresentação no Centro de Convivência Dia para Idosos

Três cães realizaram diversas atrações para os frequentadores

Crédito: GCM Rafael Bortoleto / Prefeitura de Itu Canil da GCM faz apresentação no Centro de Convivência Dia para Idosos
Cães se apresentam para os idosos do Centro

Atendendo o convite da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu,  Zélia Vaccari Gomes, o Canil da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou uma apresentação no Centro de Convivência Dia para Idosos "Agenor Bernardini", na tarde de 28 de agosto.

Presente na apresentação, a primeira-dama afirmou que esse contato deixa os idosos muito felizes e que pretende convidar o canil para realizar outra apresentação, desta vez na sede do Grupo da Melhor Idade.

Três cães realizaram diversas atrações, entre elas, ação de defesa (simulação de abordagem a um criminoso), showdog (apresentação de comandos: senta, levanta, deita) e, encerrando as atividades, houve a sessão de fotos com os frequentadores do Centro Dia e os animais do canil.

O Canil da GCM


O Canil Municipal de Itu fica localizado dentro do Parque Ecológico Taboão, no Bairro Itu Novo Centro. De responsabilidade da Secretaria de Segurança, Trânsito e Transportes, por meio da GCM, o Canil possui sete cães e cinco GCMs.

Os cães atuam em missões de patrulhamento dos espaços e dos prédios públicos municipais, no auxílio à segurança do parque, em operações de busca, resgate e salvamento, como apoio às atividades da Defesa Civil, demonstrações de cunho educacional, recreativos e divulgação institucional, em apoio a órgãos policiais de Segurança Pública, provas oficiais de trabalho, estrutura e habilidade em cinofilia e cinotécnia, formaturas e desfiles de caráter cívico-militar, detecção de entorpecentes, armamentos, pessoas e animais, além de servirem como apoio e instrumento terapêutico de reabilitação física e/ou psicológica.

O Centro de Convivência

O Centro de Convivência visa atender idosos semi-dependentes de 60 anos ou mais, cujos familiares não possuem condições financeiras para pagar pelo serviço de um cuidador ou enfermeiro enquanto trabalham ou estudam. Durante o período que permanecem no local, já que retornam ao convívio de seus lares no final da tarde, participam de atividades como artesanato, jogos de raciocínio, prática de atividade física leve.

O projeto dispõe ainda de uma equipe multidisciplinar e serviço de transporte gratuito. O Centro de Convivência Dia proporciona melhor qualidade de vida aos idosos atendidos e tranquilidade às famílias que necessitam do serviço. O espaço funciona na Rua Sorocaba, 692.

Comentários