Animais

Publicado: Segunda-feira, 13 de outubro de 2014

"Avelã" - Bugio resgatada ganha nova família no Projeto Mucky

Conheça a história da pequena primata!

Crédito: Cardina Gonçalves "Avelã" - Bugio resgatada ganha nova família no Projeto Mucky
Bugio "Avelã"

A chegada da primavera trouxe mais uma linda mascote ao Projeto Mucky: a Avelã! A encantadora filhote de bugio ruivo (Alouatta guariba) foi resgatada com cerca de um mês de idade pela Polícia Ambiental, em uma rodovia próxima a Poços de Caldas/MG, após sua mãe ser atropelada.

Sobrevivente, a bebê foi encaminhada ao Grupo de Estudos de Animais Silvestres (GEAS) da PUC-Poços de Caldas. Após passar uma semana sendo assistida pelas
alunas da Equipe, a macaquinha foi trazida para Itu.

“Avelã ainda sente a falta de sua mãe, precisa ser amamentada a cada duas horas, mas está prestes a ganhar uma nova família”, conta a equipe Mucky. Para que possa crescer brincando com uma irmãzinha de idade próxima à sua, ela foi apresentada à família de Baru, Castanha e Valentina, que segundo a equipe já está se apaixonando por ela.

Palestra

A noite do dia 11 de setembro foi repleta de novos conhecimentos para os estudantes de veterinária da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Poços de Caldas/MG e de emoções para a equipe do Projeto Mucky. Na ocasião, a coordenadora Lívia Botár fez uma palestra na Semana da Veterinária da Universidade, quando a equipe do GEAS encaminhou a mascotinha Avelã para Itu.

O Projeto

O Projeto Mucky existe há 29 anos com o objetivo de reabilitar os primatas brasileiros que sofrem de maus tratos em função do tráfico de animais. É o principal programa voltado a saguis no Brasil.

O espaço está voltado principalmente para a qualidade de vida dos primatas. Portanto, ele não está aberto ao público. Mas é possível conhecer, com agendamento prévio, dentro de um contexto de aprendizagem e educação ambiental.

Para mais informações sobre o Projeto Mucky, agendamentos e colaborações, entre em contato com os responsáveis pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (11) 4023-0143.

Comentários