Animais

Publicado: Quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Alexandre Zanetti prepara cães para a temporada 2014-2015 de Agility

Treinamento acontece no Clube de Cãompo, em Itu.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Alexandre Zanetti prepara cães para a temporada 2014-2015 de Agility
Alexandre Zanetti treina pista com "Marilu" no Clube de Cãompo

Por Jéssica Ferrari

O experiente treinador Alexandre Zanetti competirá com duas “promessas” do Agility na temporada 2014-2015 de competições. Acompanhado de suas parceiras “Mel” (6 anos) e “Marilu” (13 meses) ele disputará a VII Copa Paulista e o XVI Campeonato Brasileiro da modalidade.

A preparação das duplas ocorre no Clube de Cãompo – Hotel Fazenda para Cães situado em Itu, que já se consagrou como ponto de encontro para os praticantes do esporte de todo o país, sediando finais de campeonatos paulistas e nacionais.

Em pista, Zanetti terá duas companheiras da raça Border Collie disputando a vitória. “Mel” irá competir no grau 1 Standard e a novata “Marilu” terá sua estreia em competições na categoria Iniciantes Standard.

“Eu vou brigar para ser campeão, esta é a meta”, conta o adestrador. Para isso, ele busca preparar os cães para diferentes dificuldades que possam surgir nas provas.

O treinamento para os campeonatos acontece quase diariamente, com preparação física, psicológica e técnica dos cachorros. Além da pista de obstáculos, eles fazem aulas de natação para fortalecer os músculos, passam por adaptação de ambientes, e treinam situações de desfoque e obediência.

As duplas irão competir a partir da 2ª etapa da VII Copa Paulista, que acontece no dia 20 de setembro, e desde a 1ª etapa do XVI Campeonato Brasileiro que será realizada no dia 18 de outubro. Confira aqui o calendário completo das competições!

Segundo Zanetti, as duas Border Collie irão disputar também a Copa Américas & Caribe de Agility que acontece em abril de 2015, no Clube de Cãompo. "Nós estamos indo para os campeonatos graças a ajuda dos proprietários dos cães, do Clube de Cãompo e do patrocínio da VitaClassic com a ração Cane Care. Se não fossem eles não teria como viabilizar vários custos, por isso sou muito grato por estarem me dando essa grande oportunidade na vida, e espero que perpetue por muitos anos essa parceria", esclarece o adestrador que já conquistou vários troféus na carreira.

Através deste patrocínio foram viabilizadas novas estruturas e cursos com ex-campeões mundiais de Agility, que ajudaram no aperfeiçoamento de novas técnicas esportivas, o que para Zanetti acaba colocando o time em um nível muito mais competitivo no esporte. 

Alexandre Zanetti prepara cães para a temporada 2014-2015 de Agility

Uma novata ágil

A estreante “Marilu” promete surpreender com sua agilidade. Com apenas 4 meses de treinamento específico ela já demonstra habilidade nos obstáculos, salta alto e responde bem aos comandos.

Para seu proprietário, Mario Sergio Demasi, a expectativa para a estreia é boa. “Ela gosta do esporte e tem isso como uma brincadeira. Fica ansiosa para entrar em pista”, conta.

Segundo Demasi, o agility seria só uma ferramenta de adestramento para Marilu, mas logo a aptidão da cachorra mudou os planos. “Eu já conhecia o agility. Sempre gostei muito de animal e sempre tive muita vontade de ter uma Border Collie, porque eu ouvia que era um cachorro muito inteligente. Eu também vinha na comemoração do ‘Dia do Cão’ no Clube de Cãompo, onde tinha apresentação de agility e eu achava fantástico”, explica.

Com o tempo, Demasi passou a gostar ainda mais da prática e a investir no treinamento para competições. No entanto, apesar de Marilu levar jeito para o esporte, seu proprietário não tinha a mesma desenvoltura. E como o agility é um esporte de duplas, onde cão e condutor precisam estar em sintonia, a Border Collie passou a treinar com Alexandre Zanetti. “E eu fico aqui de expectador, de técnico, de pai, torcendo por ela”, brinca Demasi.

Alexandre Zanetti prepara cães para a temporada 2014-2015 de Agility

Agility no Clube de Cãompo

O Clube de Cãompo conta há 17 anos com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. O hotel oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility, ministradas pelo treinador do clube, Alexandre Zanetti.

Fundado em 1996, o Clube de Cãompo é um hotel fazenda para cães localizado há 80 km da capital. Projetado para oferecer diferenciais em hospedagem, o espaço é uma verdadeira colônia de férias para animais, oferecendo diferenciais como amplos espaços em meio à natureza, chalés individuais, departamentos separados por porte de animal, ambientes higienizados e desinfetados diariamente.

O Clube de Cãompo fica na Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP. Mais informações pelos telefones (11) 4024-6968 (11) 2715-1091 (11) 99968-4729 30*16918.

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários