Animais

Publicado: Sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Abertura do Campeonato Brasileiro de Agility ocorre no Clube de Cãompo

XX edição da competição será em Itu, nesse fim de semana.

Crédito: Jéssica Ferrari/Itu.com.br Abertura do Campeonato Brasileiro de Agility ocorre no Clube de Cãompo
Prova de agility em Itu

O Clube de Cãompo, um dos maiores hotéis fazenda para cães do Estado de São Paulo, sediará as duas primeiras etapas do XX Campeonato Brasileiro de Agility, nesse fim de semana, dias 4 e 5 de agosto. A competição reunirá cerca de 120 cães atletas e seus treinadores e garante vaga para o mundial da modalidade que será disputado em 2019, na Finlândia. O evento será aberto ao público e os participantes poderão levar um quilo de alimento não perecível ou rações para cães e gatos. Toda a arrecadação será doada. Os alimentos serão entregues para o Asilo São Vicente de Paula e as rações para a Associação de Socorro e Proteção aos Animais (ASPA), de Itu.

O esporte, que vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil, requer muita habilidade e agilidade dos cães. O circuito conta com obstáculos e equipamentos, como gangorras, rampas, muros, túneis e pneus, entre outros. O objetivo é terminar o percurso o mais rápido possível, sem haver desvios ou queda de obstáculos.

"O agility estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal", afirma o médico veterinário e fundador do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior. "O mais importante desse esporte é perceber que os cães se divertem enquanto praticam uma atividade física que trará muitos benefícios para eles", completa.

De acordo com o profissional, a conexão entre o cão e seu treinador ou dono é fundamental para conquistar melhores resultados. Ele explica que durante os treinos, podem ser usados guias e até petiscos para premiar a obediência do animal. "Na competição, no entanto, isso não é permitido. O que vale é o comando do treinador e o cumprimento da prova, isto é, ultrapassar os obstáculos com o menor número de faltas", explica.

O Clube de Cãompo recebe competições caninas estaduais e nacionais desde 2002, graças a sua completa infraestrutura. Além disso, é referência na América Latina e é conhecido pelos praticantes do agility no mundo todo. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o American Agility Open 2019, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de abril e terá a participação dos melhores cães atletas do continente americano.

O Clube de Cãompo conta com profissionais especializados em treinar cães de diferentes tamanhos e níveis de experiência no esporte. O hotel fazenda para cães oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o cão, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility.

O campeonato

Dividida em três categorias (Mini, Midi e Standard, de acordo com o porte do animal), a competição reúne cães de todas as raças, sem limite de idade. O condutor deve orientar o animal a completar o percurso, na ordem correta dos obstáculos, apenas usando gestos e comandos verbais. O cão não pode ser tocado nem estimulado com brinquedos ou comida.

A competição terá um total de 10 etapas, que serão disputadas nos Estados de São Paulo, Paraná e Pernambuco. Segundo o diretor do Campeonato Brasileiro de Agility, Artur Pires, o cães atletas brasileiros já são bastante reconhecidos no cenário mundial. Nos últimos 10 anos, o país acumula quatro campeonatos mundiais por equipes, um cão conquistou o pódio na categoria individual e vários já entraram no ranking do Top 10.

Serviço:
XXI Campeonato Brasileiro de Agility
Local: Clube de Cãompo
Endereço: Rodovia SP 300 (Dom Gabriel Paulino Bueno Couto), km 95 – Itu/SP
Dias: 4 e 5 de agosto (sábado e domingo)
Horário: das 9 às 16 horas
Entrada: levar um quilo de alimento não perecível ou rações para cães e gatos
Os alimentos serão entregues para o Asilo São Vicente de Paula e as rações para a ASPA (Associação de Socorro e Proteção aos Animais), de Itu
Estacionamento gratuito
Cães têm entrada liberada somente com coleira e guia
Informações: http://www.facebook.com/caompo/

Leia mais: www.clubedecaompo.com.br

Comentários